Bolsonaro cita candidato a senador por SC após desistência de Hang
Empresário bolsonarista anunciou nesta semana que não vai concorrer a senador pelo estado. Bolsonaro apoia nome de ex-secretário da Pesca
atualizado
Compartilhar notícia
Após o empresário Luciano Hang anunciar que não vai concorrer nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou o nome de Jorge Seif, ex-secretário da Aquicultura e Pesca, como candidato ao Senado por Santa Catarina. O empresário bolsonarista anunciou na última quarta-feira (30/3) que desistiu de disputar um cargo político em outubro, citando razões familiares.
O dono da rede de lojas Havan disse que foi procurado por diversos partidos e figuras políticas e usou a experiência para “aglutinar conhecimento político”.
“O Luciano Hang desistiu, né? Nós vamos ter um candidato lá. Conhece o Jorge Seif?”, perguntou Bolsonaro no “cercadinho” do Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira (1º/4). Ao ouvir sinais afirmativos de volta por seus apoiadores, ele comentou que o chama de “tilápia”. A conversa foi registrada por um canal no YouTube simpático ao presidente.
Ao anunciar sua decisão, o empresário Luciano Hang revelou que, em uma conversa com Bolsonaro, o mandatário pediu que ele pensasse em concorrer ao cargo. “Não existe um salvador da pátria. […] Não consigo fazer nada sem um Congresso. Você me ajudaria muito se disputasse uma vaga ao Senado”, teria dito Bolsonaro, segundo Hang.
Jorge Seif era secretário no Ministério da Agricultura e, na leva de exonerações de ministros e outras autoridades que pretendem se candidatar, ele deixou seu cargo na quinta-feira (31/3). Filiado ao PL, Seif estuda concorrer a deputado federal ou senador por Santa Catarina.
Raimundo Colombo (PSD), João Rodrigues (PSD) e Dário Berger (MDB) também disputam a única vaga ao Senado em disputa este ano.
O ex-secretário já recebeu elogios públicos do mandatário em uma série de ocasiões. Bolsonaro, inclusive, chegou a dizer que se soubesse da experiência dele, não teria transformado o Ministério da Pesca em uma secretaria. Seif esteve na transmissão ao vivo semanal realizada pelas redes sociais de Bolsonaro na última quinta.