metropoles.com

Bolsonaro chama suspensão do Telegram, já revogada, de “crime”

Ministro do STF Alexandre de Moraes revogou o bloqueio da plataforma após a empresa cumprir determinações da Justiça brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
presidente Jair Bolsonaro
1 de 1 presidente Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi incisivo ao comentar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado a suspensão do Telegram por falta de colaboração com a Justiça brasileira. A decisão foi revogada pelo próprio Moraes no domingo (20/3), após a plataforma cumprir determinações do STF.

“Lamento você, ao tentar resolver alguma coisa, prejudicar todo mundo”, disse o presidente nesta segunda-feira (21/3), em entrevista a jornalistas no Palácio da Alvorada.

“São dezenas de milhões de pessoas que usam o Telegram. Você não pode prejudicar essas pessoas que usam isso daí pra fazer negócio, usam para tratamento médico, usam para defesa civil. Isso é um crime, um crime fazer isso aí”, continuou Bolsonaro.

“É um ato, no meu entender, lamentável, que a tempo ele resolveu recuar”, finalizou o mandatário.

A pedido da Polícia Federal (PF), o ministro Alexandre Moraes determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil. No sábado (19/3), ele informou que a plataforma havia começado a cumprir as demandas cujo descumprimento anterior havia motivado o bloqueio. Na ocasião, o magistrado concedeu mais 24 horas para o cumprimento total das exigências, o que, segundo ele, foi feito.

No fim da tarde de domingo, o magistrado relatou que a empresa cumpriu todas as determinações da Corte, que incluíam a exclusão de conteúdos publicados pelo presidente Jair Bolsonaro e a nomeação de um representante legal no Brasil. Com isso, ele revogou a própria decisão e liberou o funcionamento do aplicativo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?