Bolsonaro chama Andrade Gutierrez de “empresa fantástica”
Sem citar diretamente envolvimento em casos de corrupção, presidente disse esperar que grandes empreiteiras se recuperem
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez nesta terça-feira (22/2) uma referência elogiosa à empreiteira Andrade Gutierrez, denunciada por envolvimento em casos de corrupção com o governo federal pela Operação Lava Jato.
Sem citar explicitamente a operação, Bolsonaro lembrou que o consórcio para construção da obra da usina hidrelétrica Itaipu Binacional foi liderado pela construtora e disse desejar que, em breve, as grandes empreiteiras estejam recuperadas e trabalhando pelo Brasil.
As declarações foram dadas na cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu. Em discurso, Bolsonaro elogiava as obras de infraestrutura promovidas no Paraná e com ligação com a usina hidrelétrica. Segundo ele, Itaipu representa uma espécie de secretaria no estado, “porque também gera obras na região”.
“Esse consórcio no passado foi liderado pela nossa Andrade Gutierrez, empresas fantásticas. E a gente espera que brevemente todas as nossas grandes empreiteiras estejam recuperadas e trabalhando pelo nosso Brasil”, disse o presidente.
A Lava Jato revelou que empresas do ramo da construção civil pagavam propina a políticos em troca de contratos superfaturados financiados com verba pública.
Em 2021, o estado do Rio de Janeiro firmou acordo de leniência com a Andrade Gutierrez, orçado em R$ 66,5 milhões como compensação por ilicitudes cometidas pela empresa em obras públicas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato.
Em 2018, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia Geral da União (AGU) firmaram outro acordo de leniência com a Andrade Gutierrez para que a empreiteira faça ressarcimento à Eletrobras. A companhia elétrica receberá quase R$ 140 milhões para compensar prejuízos causados pela empreiteira decorrentes do esquema de corrupção apurado pela Lava Jato.
Troca de comando na Itaipu
O comando brasileiro da direção-geral de Itaipu passou de João Francisco Ferreira para o Almirante Anatalicio Risden Junior. A solenidade ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).
Risden assume o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional após ocupar o cargo de diretor financeiro executivo da empresa. O Almirante será o 15º diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.
Localizada na fronteira do Brasil com a Paraguai, a usina hidrelétrica de Itaipu produz mais de 75 milhões de megawatts/hora de energia elétrica por ano. É considerada a maior produtora de energia elétrica do mundo e supre 12% de toda a demanda de energia elétrica do Brasil e mais de 90% da demanda do Paraguai.
Também estavam presentes no evento a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e os ministros das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Casa Civil, Ciro Nogueira.