metropoles.com

Bolsonaro: “Brasil tem que voltar ao normal. Chegou ao limite”

Após demitir Mandetta, o presidente voltou a cobrar dos governadores o afrouxamento do isolamento e reabertura do comércio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Logo após a demissão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o anúncio do sucessor, Nelson Teich, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bateu novamente na tecla da “volta à normalidade” do país. Ou seja, o afrouxamento do isolamento social como forma de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Brasil. “Eu acho que já chegou ao limite”, disse.

Segundo o presidente, que falou aos jornalistas na chegada ao Palácio da Alvorada, o país enfrenta duas doenças: “Uma que é essa que estamos vendo aí e outra é o desemprego, que é mais invisível. A ideia do novo ministro é atacar esses dois problemas”, ressaltou.

Bolsonaro voltou a destacar que, se houver colapso da economia, “teremos um problema muito maior do que as mazelas do coronavírus”. Para ele, “o Brasil não tem como manter isso [o isolamento] por muito tempo”.

Manifestações

Os governadores e prefeitos receberam novas crítivas do presidente, que, afirmou, serão obrigados pelo povo a recuarem das decisões de isolamento e fechamento do comércio. “Vai haver manifestações aí”, disse. “Agora tem o problema do ICMS. Quem vai pagar essa conta? É o Jair Bolsonaro? Não. É o povo”.

O presidente ainda observou que, por conta do isolamento, o desemprego cresceu muito. “Alguns milhões que tinham carteira assinada foram demitidos”, destacou. “Os mais humildes não têm como levar comida para casa. Para muitos deles, os R$ 600 não é (sic) suficiente”.

Questionado se o governo poderá estender o Auxílio Emergencial aos trabalhadores informais, no valor de R$ 600 mensais, Bolsonaro afirmou que a decisão cabe ao ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ele continua sendo meu Posto Ipiranga”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?