metropoles.com

Bolsonaro aparece em lista mundial de maiores “predadores” da imprensa

O levantamento, chamado de “predadores da liberdade de imprensa”, foi feito pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) e reuniu 37 líderes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Repórteres sem Fronteiras – Reprodução
Repórteres sem Fronteiras – Reprodução
1 de 1 Repórteres sem Fronteiras – Reprodução - Foto: Repórteres sem Fronteiras – Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apareceu em um levantamento feito pela organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) como um dos 37 chefes de Estado ou de governo mais nocivos à liberdade de imprensa. A ONG tem sede na França e possui status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU), na Unesco, no Conselho da Europa e na Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Os 37 nomes incluem, pela primeira vez, duas mulheres e um líder europeu. O chefe do Executivo brasileiro aparece logo após o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, no rol dos recém-chegados.

“Também aparecem pela primeira vez na lista, caracterizando um gênero bem diferente, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, cuja retórica belicosa e grosseira contra a imprensa cresceu consideravelmente desde o início da crise sanitária”, diz o levantamento. Como modo de predação, o líder brasileiro se destaca nos insultos, humilhações e ameaças vulgares.

Repórteres sem Fronteiras – Reprodução

O levantamento também aponta que os alvos preferidos de Bolsonaro são mulheres jornalistas, analistas políticos e integrantes da rede Globo. Veja aqui o perfil completo de Bolsonaro no levantamento.

Segundo revelou o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2020, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Bolsonaro sozinho respondeu por 175 registros de violência contra a categoria (40,89% do total de 428 casos): 145 ataques genéricos e generalizados a veículos de comunicação e a jornalistas, 26 casos de agressões verbais e uma ameaça direta a jornalistas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?