metropoles.com

Bolsonaro anuncia redução de impostos de videogames a partir de julho

Ministério da Economia ainda não apresentou estimativa de impacto orçamentário da nova redução nas alíquotas do II

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. Ele tem cabelos curtos, grisalhos e tem a pele clara -metrópoles
1 de 1 Jair Bolsonaro, presidente do Brasil. Ele tem cabelos curtos, grisalhos e tem a pele clara -metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (16/6), pelas redes sociais, nova redução das alíquotas do Imposto de Importação (II) sobre videogames, consoles e seus acessórios.

A redução será válida a partir de 1º de julho. Nas importações de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame, a alíquota vai passar dos atuais 16% para 12%, segundo o anúncio do mandatário do país. Para videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a mudança vai ser de 16% para 0%.

Recentemente, em agosto de 2021, esses produtos também tiveram a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzida. É a quarta vez que Bolsonaro anuncia algum tipo de desoneração para jogos eletrônicos e acessórios.

O Ministério da Economia ainda não apresentou estimativa de perda de arrecadação com a medida. Segundo a pasta, a manifestação vai sair quando estiverem encerrados os trâmites formais relacionados à reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex). A nova redução ainda deve ser oficializada em decreto a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A estimativa com a redução de impostos anterior era que o governo deixaria de arrecadar R$ 39,8 milhões em 2022 e R$ 42,6 milhões em 2023.

Na sequência de tuítes, Bolsonaro disse também que vem reduzindo ou zerando impostos de vários produtos, e citou medicamentos e insumos de combate à aids, ao câncer e à Covid-19, bem como alimentos que compõem a cesta básica, combustíveis, bens de consumo entre muitos outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?