metropoles.com

Bolsonaro anuncia que testou positivo em novo exame de Covid-19

Presidente teve diagnóstico positivo na semana passada e passou a despachar diretamente do Palácio da Alvorada, sua residência oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou na tarde desta quarta-feira (15/7), durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, que um novo exame que fez para verificar se ainda está com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deu positivo.

De acordo com Bolsonaro, ele foi submetido a um novo teste na manhã de terça-feira (14/7) e o resultado saiu à noite.

“Ontem de manhã fiz exame, à noite deu resultado que ainda estou positivo para o coronavírus. Eu espero que nos próximos dias eu faça um novo exame e, se Deus quiser, dá tudo certo para a gente voltar logo à atividade”, disse.

Bolsonaro afirmou que está “muito bem” e que continua tomando hidroxicloroquina, apesar de não haver comprovação científica sobre a eficácia do medicamento.

“Mas não estou aqui para orientar ninguém a tomar esse ou aquele medicamento. Procure seu médico desde o início dos sintomas”, declarou.

Minutos depois do anúncio, a Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou a seguinte nota: “O presidente Jair Bolsonaro realizou novo teste de Covid-19, após ter sido diagnosticado com a doença no último dia 7. O resultado foi positivo. O presidente permanece no Palácio da Alvorada, residência oficial, e continua sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República”.

Na semana passada, o presidente anunciou que seu exame para verificar se havia contraído o novo coronavírus havia dado positivo. Ao anunciar a notícia sobre o diagnóstico, Bolsonaro voltou a minimizar os riscos que o vírus representa e disse que estava se sentindo “perfeitamente bem”.

Na última quinta-feira (9/7), a Secom disse que o presidente evoluía bem da Covid-19 e sem intercorrências. Esse foi o único boletim divulgado pelo Planalto sobre o estado de saúde de Bolsonaro desde a confirmação do diagnóstico.

No total, o presidente da República já foi submetido a cinco exames que apontaram ou não a presença do vírus. Três deram negativos e dois, positivos.

Bolsonaro tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco da Covid-19.

Com o resultado positivo, Bolsonaro deve continuar isolado no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, até que esteja apto para retornar ao Palácio do Planalto. A previsão é que o presidente seja submetido a um novo exame na próxima semana.

Exames anteriores

Em maio, antes de ser diagnosticado com a doença, o jornal O Estado de S.Paulo entrou com uma ação na Justiça para ter acesso aos exames do presidente que, segundo ele, haviam dado negativos.

À época, o governo alegava que os exames eram de “foro íntimo” do presidente e que ele não era obrigado a apresentá-los.

Após uma disputa judicial, o governo perdeu e teve de entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) os laudos dos três exames, todos com resultado negativo, mas sem o nome do presidente Jair Bolsonaro. Nos três exames foram usados codinomes para, segundo o governo, preservar a identidade e a segurança do presidente.

No entanto, no exame que confirmou o diagnóstico positivo para o novo coronavírus constava o nome do próprio presidente Bolsonaro. Veja o exame, feito por uma unidade do laboratório Sabin, em Brasília, aqui.

O Metrópoles questionou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República sobre a mudança no protocolo, mas não obteve resposta.

10 imagens
Bolsonaro, sem máscara, fala com apoiadores
Bolsonaro esteve em um shopping do DF para renovar CNH
O presidente ficou bastante tempo sem usar máscara, apesar da obrigatoriedade
1 de 10

O presidente participou de vários atos públicos ao longo dos últimos meses

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 10

Bolsonaro, sem máscara, fala com apoiadores

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 10

Bolsonaro esteve em um shopping do DF para renovar CNH

Hugo Barreto/Metrópoles
4 de 10

O presidente ficou bastante tempo sem usar máscara, apesar da obrigatoriedade

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 10

Myke Sena/Especial Metrópoles
6 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 10

Bolsonaro cumprimenta apoiador em frente ao Palácio do Planalto

Myke Sena/Especial Metrópoles
8 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?