Bolsonaro anuncia lançamento de satélite para monitorar a Amazônia
O equipamento faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto e observar o desmatamento
atualizado
Compartilhar notícia
O perfil do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter anunciou o lançamento do satélite brasileiro Amazônia-1, na tarde deste sábado (27/02).
“Hoje, às 23:50, diretamente da Índia, lançaremos o Amazônia-1, o primeiro satélite 100% brasileiro”, diz a mensagem. Segundo o texto, o equipamento vai monitorar a Amazônia.
Pouco antes da postagem, o presidente esteve na embaixada de Israel, em Brasília.
– Hoje, às 23:50, diretamente da Índia, lançaremos o Amazônia-1, o primeiro satélite 100% brasileiro. Servirá para monitorar nossa Amazônia. O 🇧🇷 cada vez mais investindo em ciência e a tecnologia.
– Lançamento ao vivo pelo link: https://t.co/GbZdZlZTgA
– @mctic @Astro_Pontes pic.twitter.com/TvkiV6LrRM
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) February 27, 2021
Primeiro satélite brasileiro
O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica.
A missão também vai monitorar a agricultura em todo o território nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.
A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.