metropoles.com

Delegado Alexandre Ramagem será o novo diretor-geral da PF

Atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência assumirá comando da PF no lugar de Maurício Valeixo, demitido nesta sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ramegem com Bolsonaro
1 de 1 Ramegem com Bolsonaro - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu nesta sexta-feira (24/04) que o atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, vai ocupar o cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

A decisão de Bolsonaro foi confirmada ao Metrópoles por fontes próximas ao presidente. Nesta tarde, o chefe do Executivo fez um longo pronunciamento para, segundo ele, “restabelecer a verdade sobre a demissão” de Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF, e sobre a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ramagem assume no lugar de Valeixo, demitido na madrugada desta sexta. Durante pronunciamento na sede do Ministério da Justiça, pela manhã, Moro disse que a demissão de Valeixo não foi feita “a pedido”, conforme publicou o Diário Oficial da União (DOU) e que o agora ex-ministro também não assinou a demissão, embora o nome dele apareça na publicação. No início da noite, o governo federal republicou, em edição extra do DOU, a exoneração – desta vez sem a assinatura de Moro.

Ao anunciar sua saída do governo, Moro alegou que o presidente Bolsonaro estava interferindo politicamente na Polícia Federal e queria “relatórios de inteligência” da instituição, algo que não é parte das incumbências da corporação.

Em carta de despedida, Valeixo disse que a PF segue “alinhada aos princípios republicanos mais nobres”. No documento, o agora ex-diretor-geral da PF não deixa claro se pediu, ou não, para deixar o posto.

“Ao chegar à Direção Geral pude reafirmar minhas convicções sobre as virtudes do órgão, ao encontrar uma organização com sólidos valores éticos e institucionais, construídos por décadas de atuação dedicada e firme dos que me antecederam”, diz Valeixo na mensagem.

“Deixo o cargo com a certeza de que a Polícia Federal segue forte, unida e alinhada aos princípios republicanos mais nobres.”

Perfil
Alexandre Ramagem Rodrigues é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou no Departamento de Polícia Federal (DPF) em 2005 e atualmente é delegado de classe especial.

Ramagem também foi chefe da equipe de segurança do presidente Bolsonaro durante a campanha eleitoral, em 2018.

Desde 2012, ele atua como professor da Academia Nacional de Polícia ministrando as seguintes disciplinas: Repressão a Homicídios e Grupos de Extermínio; Gestão de Pessoas; e Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão de Operações Policiais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?