metropoles.com

Bolsonaro ameaça corte na verba da publicidade de órgãos públicos

Não é a primeira vez que o presidente eleito faz esse tipo de advertência. Nas eleições, disse que reduziria investimentos de jornais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Diplomação do presidente da República eleito Jair Bolsonaro – Brasília(DF), 10/12/2018
1 de 1 Diplomação do presidente da República eleito Jair Bolsonaro – Brasília(DF), 10/12/2018 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usou sua conta do Twitter nesta quinta-feira (13/12) para informar que irá “rever” contratos de publicidade e patrocínio firmados por órgãos públicos do Executivo nacional. O futuro chefe do Palácio do Planalto criticou os investimentos e usou como exemplo o contrato firmado com a Caixa Econômica Federal, segundo ele, em R$ 2,5 bilhões.

Bolsonaro considerou o valor “um absurdo” e anunciou revisão de todos os contratos, como os do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Banco do Brasil e da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência, entre outros.

Não é a primeira vez que o presidente eleito “ameaça” a imprensa com corte de verbas. Nas eleições, ele ameaçou diminuir investimentos no jornal O Globo.

À época, Jair Bolsonaro disparou em vídeo publicado no Facebook: “Esse tipo de fazer jornalismo a gente não quer para o Brasil. Vocês aí têm uma audiência de 40%, do Globo, mas pegam 80% da propaganda oficial do governo, que em grande parte sustenta a mídia brasileira. Se eu chegar lá, vou fazer justiça: vão perder metade disso, vão ganhar só 40%. Então, façam matérias pesadas, sim, bastante contra mim. Se eu chegar, não vou perseguir vocês. Vou pagar o que vocês merecem, ok? Boa sorte todo mundo do jornal O Globo.”

Ainda durante a campanha, o futuro presidente da República também entrou em rota de colisão com a Folha de S.Paulo, que revelou o uso robôs para disparar mensagens pró-Bolsonaro e fake news via WhatsApp.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?