metropoles.com

Bolsonaro: “Amazônia é úmida e não pega fogo” e Europa é “seita ambiental”

Presidente disse que nem tudo vai bem, mas que Brasil sofre acusações injustas e é alvo de “mentiras” a respeito do desmatamento no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (16/7) que a Amazônia é “úmida” e “não pega fogo”. Segundo ele, “o que pega fogo é periferia”. A declaração foi dada durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Em outubro do ano passado, Bolsonaro fez declaração semelhante durante um evento direcionado a investidores em Riad, capital da Arábia Saudita. “A Amazônia não está pegando fogo, até porque a floresta é úmida, não tem como pegar fogo. Me acusaram lá atrás de ser desmatador, depois de ser incendiário”, declarou o presidente na ocasião.

Antes, em setembro de 2019, o ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Ricardo Galvão disse o mesmo: “A Amazônia é uma floresta úmida, ela não queima sozinha, é sempre uma ação criminosa”.

Na transmissão desta quinta, Bolsonaro disse que o Brasil sofre “acusações injustas” no que diz respeito à forma como o governo lida com o meio ambiente.

O presidente reconheceu que nem tudo vai bem, mas alegou que a situação “não é essa celeuma toda, esse trauma todo que fazem contra o Brasil”.

“Somos o tempo todo acusados injustamente de maltratar o meio ambiente do Brasil. A imprensa lá fora criticando o Brasil, imprensa que fraudou números para criticar o governo, fica ameaçando o tempo todo; 90% desses focos de calor são em áreas desmatadas. Não é novo incêndio. E 5% são em terras indígenas, o índio que faz isso”, disse.

Bolsonaro afirmou que há uma “seita ambiental” europeia, cujo interesses são estimular uma “briga comercial” para prejudicar o agronegócio brasileiro.

“Brasil é potência no agronegócio. A Europa é uma seita ambiental, não preservaram nada e atiram em cima de nós o tempo todo de forma injusta, é uma briga comercial. Há interesse em todo o Brasil, somos bombardeados 24 horas por dia. Parte da mídia aproveita o momento para criticar o governo, como se anteriores estivesse uma maravilha a questão ambiental no Brasil”, declarou.

Aumento do desmatamento

Na última sexta-feira (10/7), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que o primeiro semestre deste ano foi o pior para o desmatamento na Amazônia em uma década.

Nesta quinta, o governo publicou um decreto que proíbe as queimadas em todo o país por 120 dias.

A proibição, no entanto, não se aplica às práticas de prevenção e combate de incêndios feitas ou supervisionadas pelas instituições públicas e agrícolas de subsistência praticadas por indígenas e povos tradicionais, atividades de pesquisa científica e controle fitossanitário.

Segundo o decreto, “ficam autorizadas as queimas controladas em áreas não localizadas na Amazônia Legal e no Pantanal, quando imprescindíveis à realização de práticas agrícolas, desde que autorizadas previamente pelo órgão ambiental estadual”.

A medida entra em vigor imediatamente. O decreto do governo foi editado em um momento de pressão interna e externa sofrido pela gestão de Bolsonaro sobre as políticas ambientais.

6 imagens
Amazônia
Desmatamento na Amazônia
1 de 6

Queimada na floresta amazônica

Victor Moriyama/Getty Images
2 de 6

Amazônia

Antonio Cruz/ Agência Brasil
3 de 6

Desmatamento na Amazônia

Wilson Dias/Agência Brasil
4 de 6

REPRODUÇÃO/WIKKIPEDIA
5 de 6

Conceição Freitas/Metrópoles
6 de 6

Conceicão Freitas/Metrópoles

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?