metropoles.com

Bolsonaro afirma que Ministério da Justiça acionará estados por ICMS

Presidente deu a entender que estados devem ser acionados via Secretaria Nacional do Consumidor. Ele, no entanto, não entrou em detalhes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro discursa em evento de assinatura de reajuste para professores. Ao fundo, vê-se a bandeira do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro discursa em evento de assinatura de reajuste para professores. Ao fundo, vê-se a bandeira do Brasil - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (10/2) que determinou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para acionar estados contra a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço dos combustíveis.

Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o chefe do Executivo federal deu a entender que as ações devem ser feitas por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Na live, no entanto, o presidente falou em “Secom”.

“Hoje entrei em contato com o Ministério da Justiça para que a nossa Secom [na verdade, Senacon], que está atrasada quanto a isso [cobrança do ICMS sobre combustíveis], comece a entrar com ações contra os estados”, declarou Bolsonaro, sem dar mais detalhes.

Discussão no Congresso

Atualmente, pelo menos duas PECs e dois projetos de lei sobre o assunto estão em discussão no Congresso Nacional. Em comum, os quatro textos driblam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e dispensam a necessidade de apresentar uma fonte de compensação, como o aumento de outros tributos ou o corte de despesas.

Há duas semanas, o deputado Christino Áureo (PP-RJ) apresentou uma PEC que dá poder ao governo federal, a estados e municípios para reduzir os impostos sobre o valor de combustíveis e do gás de cozinha de maneira parcial ou total neste ano e no próximo. A proposta foi negociada entre o Palácio do Planalto e parlamentares e não teve o aval da equipe econômica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?