Bolsonaro afirma que governo pretende triplicar geração de energia nuclear
De acordo com o presidente e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a intenção é que o país passe a ter mais 10 gigawatts
atualizado
Compartilhar notícia
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou, nesta quinta-feira (3/12) que o governo brasileiro pretende triplicar a geração de energia nuclear no país.
De acordo com o presidente e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a intenção é que o país passe a ter mais 10 gigawatts de energia dessa matriz.
De acordo com o ministro, a proposta estará no novo plano nacional de energia que deverá ser apresentado ainda neste mês pela pasta. O plano será uma atualização do já existente que, segundo Albuquerque, não é atualizado há 10 anos.
Bolsonaro disse que as críticas a esse tipo de energia devem ficar no passado e questionou o ministro sobre a segurança das usinas nucleares. O ministro respondeu que as usinas nucleares estão “disseminadas em todo mundo” e que não há problema “tendo tecnologia e um governo sério como o do senhor”.
pEconomizar energia
Bolsonaro voltou a pedir para que a população “se conscientize” e passe a adotar hábitos para economizar energia, diante do recente aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Dá para apagar uma luz aí? O Brasil agradece”, disse o presidente, alegando que o motivo do aumento é o baixo nível dos reservatórios, e que, por isso, é necessário se utilizar energia de termoelétrica, que é mais cara.
“Não é maldade. Não é para arrecadar mais. É porque estamos usando energia de fonte mais cara.”