Bolsonaro afirma que Calheiros se comporta como “inquisidor” na CPI
“Ele fica ali como inquisidor: ‘É sim ou não?'”, disse o chefe do Executivo se referindo aos questionamentos do senador Renan Calheiros
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a conversa diária com apoiadores na saída do Palácio do Alvorada, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), disse que o relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), age como “inquisidor”.
“Ele fica ali como inquisidor: ‘É sim ou não?'”, disse o chefe do Executivo se referindo aos questionamentos que o senador Renan Calheiros faz no âmbito da comissão. “Dá vontade de perguntar pra ele: Renan tu continua…”, continuou, na manhã desta quarta-feira (26/5).
Uma das apoiadoras percebeu que o presidente não terminaria a frase e disse: “Pagar amante com dinheiro público”. Bolsonaro, então, retrucou rindo: “Já que você falou, responda…”. O momento foi compartilhado por um canal simpatizante ao governo.
O senador Renan Calheiros é relator da CPI da Covid-19, que tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia. Em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.
Na quinta-feira (26/5), o chefe do Executivo, ao elogiar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello durante seu depoimento da comissão, também atacou o relator. Sem citar o nome de Calheiros, o presidente definiu o parlamentar como um “vexame”.