Bolsonaro: “Adotamos o plano anticorrupção mais ambicioso da história”
Presidente participou da Cúpula pela Democracia nesta sexta-feira (10/12), evento virtual organizado pelo governo dos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, durante discurso na Cúpula pela Democracia, nesta sexta-feira (10/12), a defesa ao combate à corrupção, à liberdade de expressão nas redes sociais e aos direitos humanos. O evento é organizado pelo governo dos Estados Unidos.
Em sua fala (leia a íntegra mais abaixo), o chefe do Executivo brasileiro disse que o Brasil adotou “o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história” do país e voltou a falar que não houve, durante seu governo, “uma denúncia sequer” de corrupção.
“A luta contra a corrupção também constitui prioridade permanente. Tanto é que estamos completando três anos sem uma denúncia sequer contra o nosso governo, ao contrário do que ocorria em anos anteriores. Adotamos o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história deste país e estamos construindo e fortalecendo mecanismos para prevenir, detectar e punir atos de fraude, corrupção e comportamento antiético”, disse o presidente.
Ao falar sobre liberdade de expressão, Bolsonaro afirmou que “as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, são algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável”. “Valorizamos o direito de todos expressarem suas opiniões e de serem ouvidos”, disse.
O presidente brasileiro declarou ainda que os Estados Unidos podem contar com o Brasil para o “fortalecimento da democracia” mundial.
“Contem com o Brasil para contribuir para o fortalecimento da democracia no mundo, com pleno respeito à soberania e à independência das nações”, finalizou.
Joe Biden
O discurso do presidente norte-americano Joe Biden ocorreu nessa quinta-feira (9/12). Em sua fala, o democrata disse que quer investir, já em 2022, US$ 424 milhões em ações que contribuam para a liberdade de imprensa, o combate à corrupção internacional e a defesa de eleições justas.
O chefe dos Estados Unidos ainda afirmou que mais da metade das democracias ao redor do mundo apresentou um “declínio” em pelo menos um aspecto nos últimos 10 anos. Ele lembrou, por outro lado, que o sistema é o melhor meio para estimular a humanidade, defender a dignidade e resolver grandes obstáculos.
Íntegra do discurso de Bolsonaro
Cumprimento o presidente Joe Biden pela iniciativa de organizar a Cúpula da Democracia. Esta é uma oportunidade para renovar, no mais alto nível, nosso compromisso com o mundo, com a defesa da democracia, o combate à corrupção, e a proteção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.
No Brasil, nossa Constituição Federal estabelece a dignidade humana e a democracia como princípios fundamentais da República. Temos trabalhado com determinação para forjar uma cultura de diálogo, liberdade e inclusão social. Estamos empenhados em assegurar as liberdades de pensamento, associação e expressão, inclusive na internet, algo essencial para o bom funcionamento de uma democracia saudável. Valorizamos o direito de todos de expressarem suas opiniões e de serem ouvidos.
Nos últimos anos trabalhamos com afinco na promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil. Reafirmo nossa determinação de proteger e respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os brasileiros, independentemente da origem, raça, sexo, cor, idade, religião, sem qualquer forma de discriminação. A proteção dos direitos humanos é valor inerente ao governo brasileiro, orientador de todas as nossas políticas públicas e programas sociais. A criação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos é resultado desse compromisso.
A luta contra a corrupção também constitui prioridade permanente. Tanto é que estamos completando três anos sem uma denúncia sequer contra o nosso governo, ao contrário do que ocorria em anos anteriores. Adotamos o mais ambicioso e abrangente plano anticorrupção da história deste país e estamos construindo e fortalecendo mecanismos para prevenir, detectar e punir atos de fraude, corrupção e comportamento antiético.
Reitero nosso compromisso de continuar promovendo uma administração pública e transparente e responsável, mediante políticas transversais de integridade pública. Contem com o Brasil para contribuir para o fortalecimento da democracia no mundo, com pleno respeito à soberania e à independência das nações.
Muito obrigado.