Bolsonaro admite uso de verba da Previdência para Bolsa Família
Presidente reclamou de fraudes no programa social e diz que o governo tenta encontrar uma forma de evitar entrada de pessoas “sem filtro”
atualizado
Compartilhar notícia
Ao comentar o uso de recursos da Previdência Social para pagar o 13º salário a beneficiários do Bolsa Família, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu que foi preciso lançar mão do dinheiro devido à grande quantidade de entrada de novas pessoas no programa social.
O presidente havia dito durante a campanha que faria um pente-fino para identificar fraudes no acesso ao programa, no entanto, afirmou agora que essa investigação não surtiu o efeito desejado. “A entrada de água está sendo menor do que os buracos que têm ainda no programa”, disse o presidente.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, para conseguir pagar a 13ª parcela aos beneficiários do Bolsa Família, o governo teve de usar parte da verba que estava prevista para aposentadorias e pensões.
O programa social precisou de dinheiro às pressas para evitar que famílias ficassem desamparadas. Por isso, foi necessário remanejar o Orçamento no fim de 2019 e, assim, retirar recursos de outras áreas.
Sem o aumento dos repasses ao programa, cerca de um milhão de famílias poderiam ficar fora da cobertura em dezembro, que incluiu também a 13ª parcela, promessa de Bolsonaro.
Ao ser questionado sobre o assunto, Bolsonaro disse que o governo tenta encontrar uma forma de evitar entrada “sem filtro” de pessoas no programa.
“Nós estamos buscando a maneira de trabalhar melhor na questão do Bolsa Família para evitar que entre com tanta facilidade sem filtro muitas pessoas. O maior problema não é o pente-fino que é feito regularmente, é a quantidade de municípios. Tem que ter um mecanismo para punir aqueles que estão na ponta da linha e que simplesmente vão botando para dentro do Bolsa Família sem nenhuma responsabilidade”, defendeu.