Bolsonaro acusa Lula de planejar fuga para Etiópia após julgamento
O presidenciável teme que a evasão do ex-presidente seja uma estratégia para fugir da prisão. Viagem estava agendada há meses
atualizado
Compartilhar notícia
O possível duelo pela Presidência em 2018 ganhou mais um capítulo nas redes sociais nesta segunda-feira (15/1). O pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lançou um vídeo no qual acusa Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de planejar fuga para a Etiópia.
O progressista baseou-se em autorizações publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda, nas quais assessores de Lula recebem sinal verde para a viagem.
“Estaria Lula preparando uma saída estratégica em caso de condenação?”, questiona o deputado.
Veja:
Lula despacha assessores para a Etiópia a partir do dia 23 de janeiro, como expõe publicação do Diário Oficial da União de (15.01.2018) Pediria asilo numa possível condenação? pic.twitter.com/OgNzBOd4nR
— Jair Bolsonaro (@jairbolsonaro) 15 de janeiro de 2018
O ex-presidente Lula tem julgamento marcado para o dia 24 de janeiro, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Será apreciado um pedido de apelação da defesa, em ação na qual ele já foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, junto com executivos da empreiteira OAS.
A viagem, conforme informou a assessoria de Lula, já estava marcada há meses, antes mesmo da decisão sobre o dia do julgamento.
A viagem com destino à Etiópia está marcada para o dia 26 de janeiro. O ex-presidente e vários outros ex-líderes de Estado vão discutir o combate à fome. Lula retorna ao Brasil no dia 29 do mesmo mês. Ele foi um dos convidados pela União Africana a participar do evento, pelo legado construído enquanto presidente do Brasil.