metropoles.com

Bolsonaro aciona TSE para impedir divulgação de pesquisa eleitoral

Segundo defesa do deputado federal, perguntas feitas aos entrevistados são “difamatórias” e beneficiam o ex-presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dida sampaio/ estadão
bolsonaro
1 de 1 bolsonaro - Foto: Dida sampaio/ estadão

A defesa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) ajuizou representação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para impedir a publicação de uma pesquisa eleitoral do Datafolha. Além de pedir a concessão de liminar suspendendo a divulgação dos resultados do levantamento, Bolsonaro também requer que ele seja proibido de circular definitivamente.

Além de aferir as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2018, a pesquisa questionou os potenciais eleitores sobre as circunstâncias atuais da política nacional e seus protagonistas.

Na petição, a defesa de Bolsonaro afirma que o estudo “reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa.”

Uma das perguntas impugnadas pelos advogados questiona: “Você tomou conhecimento sobre denúncias envolvendo o patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política?”.

Em outro momento, a defesa do parlamentar indica que determinadas perguntas supostamente beneficiariam o ex-presidente Lula.

“Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura, cujo registro perante o TSE é natimorto. De outro lado, ao candidato ora representante, a ‘pesquisa’ reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa”, diz a petição.

A ação foi ajuizada nesta terça-feira (30/1) e, por causa do recesso forense, a análise do pedido de cautelar deverá ser feita pela presidência da Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?