metropoles.com

Bolsonaristas e oposição se unem e barram abertura de comissões na Câmara

O PRC nº 53/20, que instala remotamente 4 comissões, tem sofrido resistência de bolsonaristas e de parte da oposição por motivos diferentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados
1 de 1 Plenário da Câmara dos Deputados - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

Na esteira do caso Flordelis e da apresentação de novas reformas pelo governo federal, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados apresentou, no último dia 1º de setembro, o Projeto de Resolução da Câmara (PRC) nº 53/20, que permite a instalação e o funcionamento do Conselho de Ética, da Comissão de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeiras e Controle com sessões remotas. Por falta de acordo, contudo, o projeto não foi votado na última semana e não entrou na pauta desta semana.

Alguns partidos da oposição não querem a abertura das comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeiras e Controle para evitar dar celeridade às reformas administrativa e tributária desejadas pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Votar reformas desse porte através de sessão remota de CCJ é absurdo”, declarou o deputado Ivan Valente (PSol-SP), vice-líder da Oposição. “São comissões que mereceriam debates aprofundados, com especialistas, audiências públicas, como vai fazer numa sessão remota com 60 deputados?”

Alguns partidos ligados ao governo Bolsonaro não querem a abertura do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por haver uma série de processos contra bolsonaristas no colegiado, que, consequentemente, passariam a correr após o da deputada federal Flordelis (PSD-RJ).

Conselho de Ética

O vice-presidente do Conselho de Ética, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), avalia que “há um apelo popular muito grande em relação a Flordelis” e, consequentemente, isso gerou uma pressão de parlamentares para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pautasse a reabertura do colegiado.

Das 20 representações feitas em 2019, 14 são contra deputados do PSL, todos da ala bolsonarista. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) é alvo de três delas.

Em reserva, um parlamentar destacou que, ao abrir o Conselho de Ética, depois de julgar o caso Flordelis, outros processos andarão e que é natural que alguns partidos com parlamentares na mira de processos no colegiado estejam preocupados com isso.

CCJ

O imbróglio em relação à presidência da Comissão de Constituição e Justiça voltou à tona com a chegada da reforma administrativa à Casa.

Desde antes da pandemia da Covid-19, Republicanos e PDT brigam pelo comando do colegiado – o primeiro partido indicou o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) para o cargo, enquanto o segundo indicou o deputado Afonso Motta (PDT-RS). Neste vácuo, o MDB também tem se mostrado interessado em ocupar o espaço.

O Republicanos destaca a representatividade da bancada, com 34 deputados, o mesmo argumento utilizado por medebistas, com 36. Já os pedetistas, com 28 parlamentares, alegam que fecharam acordo com o presidente da Casa.

4 imagens
Aglomerações ficaram no passado, agora o trabalho é de casa
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia
Maia
1 de 4

Plenário vazio da Câmara

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
2 de 4

Aglomerações ficaram no passado, agora o trabalho é de casa

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
3 de 4

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Maia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Outras comissões

Pelo projeto, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também poderá autorizar o funcionamento de outras comissões permanentes a depender de condições técnicas e da evolução da pandemia.

A proposição permite, caso a Mesa do Congresso Nacional autorize, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) usar também o sistema remoto para analisar os projetos de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 e de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?