metropoles.com

Bolsonaristas adiam manifestações, mas convocam panelaço em 15/03

Conselho de Administração e o Time Executivo do Movimento Avança Brasil dizem que objetivo é repudiar “congressistas irresponsáveis”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Depois de o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desaconselhar, em live no Facebook, nesta quinta-feira (12/03), que manifestantes fossem aos atos deste domingo (15/03), o grupo Avança Brasil decidiu cancelar as manifestações. Mas convocou um “panelaço” para o mesmo dia. Impossibilitados de irem às ruas por causa da crise do coronavírus, eles querem bater panela “em desagravo” ao Congresso Nacional.

Em nota, o Conselho de Administração e o Time Executivo do Movimento Avança Brasil explicaram que, considerando o agravamento dos casos de coronavírus, a preocupação com a saúde dos manifestantes e o pedido do presidente e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante a live, eles resolveram adiar o protesto para nova data, “a ser comunicada brevemente”.

“Conclamamos, porém, que todos juntem-se a nós em um megapanelaço no dia 15/03, às 20h, em desagravo às atitudes de congressistas irresponsáveis que não tem o Brasil acima de tudo e que somente pensam em seus benefícios particulares”, escreveram os grupos.

Apesar das negativas do próprio presidente, para quem os atos eram “pró-Brasil”, as manifestações previstas para o domingo têm forte caráter contra o Congresso e o Judiciário. Nas últimas semanas, deputados federais e senadores estiveram envolvidos em uma disputa com o governo federal pela regulamentação e aplicação do Orçamento Impositivo.

Nesta semana, depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer pandemia de coronavírus, bolsonaristas começaram a rever o apoio às manifestações – ainda que, inicialmente, eles tenham insistido em minimizar os riscos de aglomeração.

Comitiva monitorada

O novo coronavírus avança pelo país, inclusive no Palácio do Planalto. Nesta quinta, foi divulgado: o secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na viagem aos EUA, testou positivo para a Covid-19.

A comitiva que viajou a Miami e o próprio presidente Bolsonaro passaram a ser monitorados e foram ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, onde fizeram testes, cujos resultados devem ser divulgados nesta sexta-feira (13/03).

Na live que faz sempre às quintas, via Facebook, o presidente falou a seus aliados que não realizem as manifestações contrárias ao Congresso e ao Judiciário marcadas para este domingo (15/03), o que ele repetiu em pronunciamento em rede nacional, pouco depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?