Bolsa Família será antecipado para atingidos por chuvas em São Paulo
Pagamento do Bolsa Família será feito no dia 20 de março para todas as famílias atingidas pelas fortes chuvas no litoral
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou nesta segunda-feira (20/2) que vai antecipar o pagamento de março do Bolsa Família para os beneficiários residentes dos municípios atingidos pelas fortes chuvas no litoral norte de São Paulo.
Segundo o ministro Wellington Dias, o pagamento do benefício no próximo mês será feito no dia 20 “para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”.
O calendário original previa que o pagamento fosse feito entre os dias 20 e 31 de março, de forma escalonada, com base no Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Com a antecipação e unificação, os recursos serão repassados independente do último dígito do NIS.
Mais cedo, nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou as regiões atingidas pelas tempestades. Em declaração à imprensa, ele pediu que os governos, em todas as suas esferas, trabalhem em conjunto para recuperar os estragos causados pelas fortes chuvas em São Sebastião, um dos municípios mais atingidos.
“Se cada um ficar trabalhando sozinho, a nossa capacidade de rendimento é muito menor. E é por isso que nós precisamos estar juntos e precisamos compartilhar as coisas boas e as coisas ruins, porque juntos nós seremos muito mais fortes, e São Sebastião será recuperada muito mais rapidamente”, afirmou Lula.
O presidente também pediu empenho conjunto para recuperar a rodovia Rio-Santos e evitar que novas casas sejam construídas em lugares que possam acarretar deslizamentos e mortes. Ele ainda solicitou ao prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, (PSDB), que defina um “lugar seguro” para reconstruir a moradia da população atingida.
“E espero que nunca mais aconteça isso. Mas, de vez em quando, a natureza nos prega uma surpresa, mas também muitas vezes a gente desafia a natureza. E eu acho que é importante nem ela nos pregar surpresa nem a gente desafiá-la. Por isso, eu queria que você pensasse num lugar seguro para que a gente pudesse começar a reconstruir a moradia do povo de São Sebastião”, disse.
Calamidade pública
Até o momento, o governo federal anunciou o reconhecimento de calamidade pública em seis municípios:
- Guarujá;
- Bertioga;
- Caraguatatuba;
- Ilhabela;
- São Sebastião; e
- Ubatuba.
Os temporais causaram deslizamento de terra, bloqueio de rodovias, queda no fornecimento de água e energia e deixaram pelo menos 36 vítimas até o momento.