metropoles.com

Boliviano afirma que software foi usado para disparos pró-Bolsonaro

Segundo o engenheiro, mensagens foram enviadas para cerca de 30 mil contas. WhatsApp bloqueou o número dele

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ redes sociais
1 de 1 - Foto: Reprodução/ redes sociais

O engenheiro boliviano Nicolás Hinojosa, 32 anos, afirmou que o software de envio de mensagens em massa por WhatsApp foi usado por apoiadores do então candidato à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL). O vídeo foi postado no YouTube em 31 de outubro de 2018 e, segundo o engenheiro, o ocorrido fez com que o aplicativo bloqueasse o número dele.

“Lamentavelmente, na semana passada, bloquearam meu número de WhatsApp por causa do que aconteceu no Brasil. As pessoas que fizeram campanha para o candidato Bolsonaro usaram meu software, mas nem sequer compraram as licenças, usaram a versão demo [teste]”, diz Hinojosa no vídeo de 5 minutos e 25 segundos.

O engenheiro disse, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que 360 usuários lançaram mão do software para enviar campanhas pró-Bolsonaro. Segundo Hinojosa, a estimativa é de que tenham sido enviadas mensagens de cerca de 30 mil contas (números) de WhatsApp.

“Na versão demo, obviamente saía na parte de baixo meu website, e lá dentro tinha meu número. Por causa disso, WhatsApp me identificou como se eu tivesse sido a pessoa responsável por esta onda de spam que essas pessoas fizeram e suspendeu meu número”, conta. Procurado pela reportagem, a plataforma confirmou ter bloqueado as contas de Hinojosa por mau uso, antes das eleições.

Nessa terça-feira (18/06/2019), a Folha noticiou que uma agência de marketing espanhola foi contratada para disparar mensagens favoráveis ao hoje presidente Jair Bolsonaro, também durante campanha eleitoral de 2018. O dono da Enviawhatsapps, Luis Novoa, contou em gravações obtidas pela reportagem que empresas brasileiras de diferentes setores compraram o software.

No entanto, Novoa não sabia que o produto oferecido por ele era usado para campanha eleitoral. Procurado, o empresário negou que tenha trabalhado com campanhas políticas no Brasil e só soube do que se tratava quando teve as linhas cortadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?