Blogueira é nomeada no Iphan sem qualificação exigida para o cargo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, escolheu Monique Aguiar para coordenar o órgão no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, assinou a nomeação da blogueira Monique Aguiar para coordenar, no Rio de Janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela, contudo, não tem a qualificação curricular exigida por lei para ocupar cargo de direção de nível 3, o chamado DAS 3. A informação é do colunista Guilherme Amado, da Época.
De acordo com o currículo da blogueira, que só agora foi entregue ao Ministério do Turismo — embora ela esteja nomeada há um mês —, Monique não tem curso superior em nenhuma área. A coordenadora afirmou em redes sociais, entretanto, que tinha curso superior em turismo.
No currículo, ela cita formação e experiências profissionais que nada têm a ver com a área do patrimônio histórico e artístico. Afirma ter se formado como professora durante o ensino médio e estar cursando turismo na Estácio e teatro na Escola de Atores para TV CCPAC.
À coluna, o ministério disse que “a situação de Monique Aguiar está em análise pela pasta e a conclusão deverá ser divulgada nos próximos dias”.