metropoles.com

Bloco de Baleia promete obstruir eleição da Mesa, caso Lira não recue

Os partidos ainda decidiram entrar com um mandado de segurança no STF para anular “ato autoritário e ilegal”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Grupo de deputados de oposição anunciam recurso ao STF contra primeiro ato de Arthur Lira
1 de 1 Grupo de deputados de oposição anunciam recurso ao STF contra primeiro ato de Arthur Lira - Foto: Reprodução

O bloco que apoiou a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), derrotado nas eleições para a presidência da Câmara, planeja obstruir a sessão marcada para esta terça-feira (2/2), destinada a eleger os demais cargos da Mesa Diretora da Casa, caso não consiga dialogar para reverter o ato do novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Em reunião na manhã desta terça-feira (2/2), lideranças do bloco e de outros partidos que se juntaram ao grupo também decidiram entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando a legalidade do ato. Será interposto mandado de segurança, com pedido de liminar, como já havia sido cogitado na madrugada, após a decisão.

Ao assumir na noite desta segunda-feira (1º/2) como presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) anulou a formação do bloco de Rossi, composto por PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania e PV, e as respectivas indicações aos cargos da Mesa, ato que já havia sido formalmente aceito pelo então presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Agora, além desses partidos, juntaram-se ao grupo o PSol, bem como os parlamentares Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), do mesmo partido de Lira, e Kim Kataguiri (DEM-SP), que também concorreu à presidência da Câmara.

“Estamos tomando todas as medidas políticas e jurídicas”, disse o líder da Minoria, José Guimarães (PT-CE). A exigência será colocada ao grupo vitorioso na primeira reunião do colégio de líderes com Lira, marcada para as 14h.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?