metropoles.com

Blocão da Câmara troca liderança, mas deve manter caminho para diálogo

Formado por 173 deputados, blocão terá o deputado André Figueiredo (PDT-CE) como líder e deve manter caminho para “governabilidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do plenário da Câmara dos Deputados do Brasil (Congresso Nacional) - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O maior bloco parlamentar da Câmara dos Deputados trocou de liderança nesta segunda-feira (19/6). Sai Felipe Carreras (PSB-PE) e entra André Figueiredo (PDT-CE). A expectativa é que o pedetista mantenha o perfil de liderança do seu antecessor, de diálogo com os partidos de centro e centro-direita, mas sem abrir mão das conversas com a liderança do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em nome da governabilidade.

André Figueiredo assumiu a presidência nacional do PDT em fevereiro deste ano, quando Carlos Lupi, ministro da Previdência, se licenciou da posição. O deputado assume a liderança do chamado “blocão” em meio a um racha interno no partido, com relação ao governador Elmano de Freitas (PT). Há temor sobre contaminação da política cearense na Câmara dos Deputados, mas ele diz a aliados que continuará atuando pela governabilidade.

O bloco tem 173 deputados, sendo formado pelo União Brasil, PP, PSB, PDT, federação PSDB-Cidadania, Avante, Patriota e Solidariedade. A liderança do “blocão” é rotativa, com partidos assumindo o comando de acordo com o tamanho das suas bancadas: as maiores legendas passam mais tempo. Dessa forma, PP e União Brasil serão os principais líderes.

O primeiro líder, Carreras, foi escolhido como um gesto para demonstrar abertura de diálogo com o governo. Felipe Carreras (PSB-PE) é correligionário do vice-presidente Geraldo Alckmin. Nos bastidores, a formação do “blocão”, porém, é atrelada ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Além da governabilidade, o blocão também tem influência na escolha de relatorias e pesará para a definição do próximo presidente da Câmara dos Deputados. Elmar Nascimento (União-BA), membro do bloco, é visto como um nome forte para assumir a Mesa Diretora. Enquanto isso, Marcos Pereira (Republicanos-SP) está no segundo bloco, formado pelo Republicanos com o Podemos, MDB e PSD.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?