metropoles.com

Blairo Maggi é beneficiário de empresa em paraíso fiscal, diz site

Ministro nega irregularidades. Informações são do Poder360 e fazem parte uma investigação que está sendo chamada de “Paradise Papers”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Blairo Maggi na Camara Federal
1 de 1 Blairo Maggi na Camara Federal - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), seria beneficiário final de uma companhia aberta nas Ilhas Cayman no ano de 2010. A sociedade foi firmada entre uma das empresas do ministro e a companha holandesa Louis Dreyfus. As informações são do site Poder360 e fazem parte de uma investigação jornalística que está sendo chamada de “Paradise Papers”.

De acordo com a reportagem, a Louis Dreyfus Commodities Brazil S.A e a Amaggi Exportação e Importação Ltda. fecharam acordo, em 2009, para criar uma joint venture no Brasil. O objetivo seria atuar no mercado de grãos na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, diz o Poder360.

A sociedade, conforme o site, teria sido registrada na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) com o nome de Amaggi & LD Commodities Ltda. e iniciou as operações em 4 de janeiro de 2010. No mesmo ano, a Amaggi & LD Commodities S.A abriu uma off-shore nas Ilhas Cayman chamada Amaggi LDC Commodities International Ltda, controlada integralmente pela joint venture.

Segundo a reportagem, pessoas e empresas ligadas à família Maggi seriam beneficiários finais da off-shore. Planilhas obtidas pelo site dão conta de que a situação era essa até outubro de 2014, data dos documentos que fazem parte do banco de dados.

Procurado, o ministro afirmou à reportagem do Poder360 que não recebeu qualquer valor diretamente da off-shore e que seria um beneficiário indireto. Afirmou ainda que lucrou com as atividades da empresa em Cayman, mas foi remunerado em razão de ter declarado sua participação na Amaggi Exportação e Importação Ltda, uma das acionistas da joint venture no Brasil.

“Paradise Papers”
Os dados do “Paradise Papers” partiram de um vazamento de informações obtido pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung. A série de reportagens, que envolve inclusive figuras do governo de Donald Trump, é uma iniciativa do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?