metropoles.com

Bittar: Renda Cidadã “respeitará teto de gastos” e será apresentado na 4ª

Relator da PEC Emergencial, na qual o novo programa social está inserido, garante que proposta “não vai furar o teto de gastos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy-Agência Senado
MarcioBittar_Jefferson Rudy-Agência Senado
1 de 1 MarcioBittar_Jefferson Rudy-Agência Senado - Foto: Jefferson Rudy-Agência Senado

O senador Marcio Bittar (MDB-AC) afirmou, nesta segunda-feira (5/10), que pretende apresentar na próxima quarta-feira (7/10) o novo programa social, Renda Cidadã, e garantiu que a proposta ficará dentro do “teto de gastos”. Bittar, entretanto, não deu detalhes de onde sairão os recursos – o modelo de financiamento é justamente a grande dúvida sobre o futuro do projeto.

O parlamentar, que é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, na qual o novo programa social será inserido, se reuniu, nesta segunda, com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no Palácio da Alvorada, e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no ministério.

“Não vou entrar em nenhuma ideia de onde e como o Renda [Cidadã] vai ser financiado. A não ser afirmar que é uma decisão de todos, liderada pela equipe econômica, pelo ministro Paulo Guedes, que a solução, qualquer que seja ela, quaisquer que sejam elas, será dentro do teto”, declarou Bittar, na saída da reunião com Guedes.

“Temos a responsabilidade e o compromisso de fazer o Brasil retomar a economia e a agenda vitoriosa de 2018, uma agenda, claramente, que aponta para austeridade fiscal e para a diminuição do gigantismo estatal”, acrescentou.

A última proposta revelada por Bittar, na última semana, de usar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de precatórios para viabilizar o programa social, foi alvo de muitas críticas.

Imposto de Renda

Uma das medidas que o governo estuda para financiar o novo programa social é extinguir o desconto de 20% concedido automaticamente a contribuintes que escolhem pela declaração simplificada do Imposto de Renda. Ao ser questionado sobre os recursos, Bittar não deu detalhes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?