metropoles.com

Biden liga para Lula e se solidariza após atos terroristas no DF

Presidente dos EUA ainda convidou Lula a visitar Washington, no início de fevereiro. O presidente brasileiro aceitou o convite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Lula - Metrópoles
1 de 1 Lula - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde de segunda-feira (9/1), com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foi a primeira conversa institucional entre os dois chefes de Estado desde que Lula tomou posse em 1º de janeiro.

Os dois presidentes conversaram sobre os atos terroristas que assolaram o centro de Brasília na tarde desse domingo (8/1). Em comunicado à imprensa (leia a íntegra mais abaixo), Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia brasileira e ao povo brasileiro, que elegeu Lula nas eleições presidenciais do ano passado.

Nos atos antidemocráticos desse domingo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Em resposta aos atos golpistas, Lula decretou intervenção federal para assumir o controle da segurança pública do Distrito Federal.

Lula e Biden ainda se comprometeram a trabalhar juntos em temas como:

  • mudança do clima;
  • desenvolvimento econômico;
  • paz e segurança.

O democrata norte-americano ainda convidou o chefe do Executivo brasileiro a visitar a Washington, capital dos Estados Unidos, no início de fevereiro “para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum”. Lula aceitou o convite.

Leia a íntegra do comunicado:

“Os presidentes Lula e Biden conversaram por telefone esta tarde. O presidente Biden transmitiu o apoio incondicional dos Estados Unidos à democracia do Brasil e à vontade do povo brasileiro, expressa nas últimas eleições do Brasil, vencidas pelo presidente Lula.

O presidente Biden condenou a violência e o ataque às instituições democráticas e à transferência pacífica do poder. Os dois líderes comprometeram-se a trabalhar juntos em temas enfrentados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, entre os quais mudança do clima, desenvolvimento econômico, paz e segurança. O presidente Biden convidou o presidente Lula a visitar Washington no início de fevereiro para consultas aprofundadas sobre uma ampla agenda comum, e o presidente Lula aceitou o convite.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?