metropoles.com

Bezerra a Renan: “Quer ser relator universal dos fatos da República”

Colegas de bancada do MDB discutiram no início da sessão da CPI, que ouve o depoimento de Fabio Wajngarten

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Fernando Bezerra Coelho_senador
1 de 1 Fernando Bezerra Coelho_senador - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid voltou a registrar bate-boca entre senadores de oposição e da base aliada ao governo federal. Desta vez, a discussão acalorada ocorreu entre o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE), e o colega da bancada do MDB e relator do colegiado, Renan Calheiros (AL). 

A confusão teve início após Renan sugerir uma investigação ao orçamento paralelo criado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para aumentar base de apoio no Congresso Nacional. “Acho que é uma investigação pertinente que haja aqui. Essa sim tem fato determinado”, defendeu o relator.

Bezerra, por sua vez, disse que “não há nada de secreto” no esquema. “Vossa excelência está querendo fugir de uma situação, trazendo outra. Lamentável”, disse o líder do governo, que foi de pronto respondido pelo relator: “Orçamento é fato conexo”.

Fernando Bezerra, então, comparou Renan Calheiros ao juiz Sergio Moro. “Vossa excelência disse que não ia ser como o juiz Sergio Moro, um juiz universal. Vossa excelência quer ser o relator universal de todos os fatos da República. É preciso ter calma”, disparou.

Wajngarten é ouvido

Os senadores que integram a CPI da Covid ouvem, nesta quarta-feira, o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten. Ele será o quinto depoente do colegiado.

Antes dele, os senadores ouviram o depoimento de Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa, além dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, além do atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello só será ouvido em 19 de maio, após ter alegado que teve contato com duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus e cumpre quarentena.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?