“Bessias”, da ligação de Dilma para Lula, é, na verdade, Messias
Personagem que ganhou os noticiários após a divulgação da escuta telefônica presidente é procurador da Fazenda e trabalha na subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a conversa telefônica divulgada nessa quarta-feira (16/3) entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, um personagem surgiu e chamou a atenção do noticiário. A petista faz menção a uma pessoa chamada “Bessias” que iria encontrar o futuro ministro da Casa Civil para entregar o termo de posse.
Na verdade, trata-se do procurador da Fazenda Jorge Messias, que atualmente trabalha na subchefia de assuntos jurídicos da Casa Civil. A informação é do site jurídico Jota.
Braço-direito do ministro da educação Aloizio Mercadante, Messias ganhou a confiança de Dilma e fez a defesa da presidente na Operação Zelotes. Ele disse que a presidente barrou sugestões de alteração à Medida Provisória 512, sancionada em 2011, que favoreceriam montadoras.
Jorge Messias foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação nas gestões de Aloizio Mercadante.
Ele também atuou como procurador do Banco Central do Brasil e coordenador-geral de Assuntos Societários da União na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.