metropoles.com

“Bateu na trave”, afirma Mourão sobre crescimento de 7,7% do PIB

O vice-presidente se manteve positivo sobre a taxa e achava que a queda poderia ser ainda pior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Romério Cunha/VPR
Hamilton Mourão, vice presidente
1 de 1 Hamilton Mourão, vice presidente - Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), comentou na manhã desta quinta-feira (03/12) a taxa do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano. “Acho que 7,7 é um bom resultado. Expectativa é expectativa. A expectativa era 8 ponto alguma coisa coisa, né? Bateu na trave”.

Na análise de Mourão, a queda do segundo trimestre foi muito grande, principalmente por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o Brasil deverá se recuperar neste segundo semestre e no ano que vem. “Isso já era o esperado. O grande ponto é que as principais instituições esperavam que o Brasil ia ter uma grande queda este ano, e a queda não será tão significativa”, apontou o vice-presidente.

Ele aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho do ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Eu vejo que o trabalho do ministério da Economia, no sentido de propiciar as melhorias está no melhor dos sentidos. Porque o trabalho do governo é criar condições para que o setor privado invista e, consequentemente produza”.

Alta do PIB

O  Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o segundo trimestre, informou nesta quinta-feira (3/12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de ser a maior variação desde o início da série histórica, em 1996, a alta é insuficiente, segundo o IBGE, para recuperar as perdas provocadas pela pandemia do novo coronavírus. No segundo semestre, o tombo foi de 9,7%.

“Com o resultado, a economia do país se encontra no mesmo patamar de 2017, com uma perda acumulada de 5% de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período de 2019”, explicou o IBGE, em comunicado à imprensa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?