metropoles.com

Barros nega existência do orçamento secreto e mira Alexandre de Moraes

Em entrevista ao Metrópoles, líder do governo diz que quem afirma não saber a origem das emendas de relator está com “preguiça de procurar”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Metrópoles
ricardo barros 2
1 de 1 ricardo barros 2 - Foto: Reprodução/Metrópoles

Em entrevista ao Metrópoles, o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), rebateu as críticas aos repasses das emendas de relator (RP-9), que ficaram popularmente conhecidas como “orçamento secreto“. “Não há orçamento secreto, nunca existiu orçamento secreto”, enfatizou.

Segundo o deputado, quem afirma não saber a origem das emendas está com “preguiça de procurar”. “Todas as solicitações de recursos, de estados, municípios e instituições ao orçamento da União são feitas por escrito, processadas nos ministérios através da instrução de uma documentação necessária, aprovados tecnicamente, empenhados e publicados, e depois são pagas”, disse, em participação no Boletim Metrópoles desta sexta-feira (14/10).

“Excrescência política”

Durante a entrevista, o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) também direcionou críticas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e também ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Moraes tem tomado decisões monocráticas tendenciosas, buscando favorecer o candidato Lula, atacando os empresários que apoiam o presidente, criou aquele constrangimento com medidas de busca e apreensão, bloqueio em contas sem fundamento nenhum, esse inquérito das fake news, que é uma excrescência política”, defendeu.

Na ocasião, o deputado comentava a possibilidade de Bolsonaro, em um eventual segundo mandato, alterar a configuração do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliando de 11 para 15 ministros. Dessa maneira, o presidente seria responsável por mais indicações e teria, em sua visão, aliados para formar maiorias em votações do seu interesse.

Para Barros, a ideia é ventilada em reação às “invasões de prerrogativas” da Corte. “Tudo o que aconteceu tem criado uma reação também ao STF, do qual faz parte. O Supremo tem invadido prerrogativas. Isso é um assunto que surge por conta do problema que é a falta de comportamento adequado dos ministros do STF, em especial o Alexandre de Moraes”, concluiu.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?