Barack Obama não recitou frase publicada por Onyx no Twitter
O ministro da Casa Civil afirmou que o ex-presidente dos EUA teria comentado o pensamento de Charles Province
atualizado
Compartilhar notícia
Não é verdade que o ex-presidente Barack Obama recitou frases do veterano de guerra Charles Province, conforme declarou o ministro Onyx Lorenzoni, na tarde dessa sexta (8/3), pelo Twitter. O próprio autor dos aforismos afirmou que o democrata norte-americano nunca citou suas ideias.
A associação da fala de Province a Obama partiu de uma postagem em rede social, de 2011, que dizia que o ex-presidente reproduzira as máximas do pensador na cerimônia do Memorial Day daquele ano. No discurso de Obama da mencionada data, não há qualquer referência à frase de Province, mostra o checador da Globo.
Onyx usou a notícia falsa para minimizar o impacto negativo da declaração do presidente da República de que “só existem democracia e liberdade quanto as Forças Armadas assim o quiserem”. Na mesma linha, Province disse: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público”.
“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público.
— Onyx Lorenzoni ?? (@onyxlorenzoni) March 8, 2019
A frase acima é de Barack Obama, e ele disse o obvio. Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vcs viram que aconteceu.
— Onyx Lorenzoni ?? (@onyxlorenzoni) March 8, 2019