Bancada do União Brasil prepara jantar em apoio a Celso Sabino
A despeito de a bancada do União Brasil na Câmara pedir mudança, Daniela do Waguinho permanece no comando do Ministério do Turismo
atualizado
Compartilhar notícia
Após a manutenção de Daniela Carneiro, também conhecida como Daniela do Waguinho, no comando do Ministério do Turismo, a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados prepara um jantar nesta terça-feira (13/6) em apoio a Celso Sabino (União-PA). O deputado tinha apoio majoritário na legenda para assumir a chefia da pasta. A presença de Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais é esperada. O líder do governo na Casa Baixa, José Guimarães (PT-CE), confirmou ida ao encontro.
Caso confirmada, a ida dos articuladores políticos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçará a tese da construção de uma “saída honrosa” para a ministra.
Segundo apurou o Metrópoles, quem organiza o jantar é o deputado Marangoni (União-SP). O parlamentar, já cotado para assumir o Ministério das Comunicações em caso de saída do ministro Juscelino Filho, tem o costume de organizar reniões semanais com os correligionários. Ele relatou a MP do Minha Casa, Minha Vida, aprovado nesta terça-feira no Senado.
Espera-se a presença de 40 deputados do União Brasil e, neste momento, deputados deliberam sobre o convite a Padilha, diante da insatisfação da legenda com a ministra Daniela. Vale lembrar que 41 parlamentares da legenda assinaram um documento em apoio a Celso Sabino. Ele, ao contrário da ministra, dispõe de apoio majoritário da legenda na Câmara dos Deputados. É na Casa Baixa onde se concentram os problemas de governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Parlamentares procurados pelo Metrópoles indicam que trata-se de um jantar em apoio a Celso Sabino, apenas para fortalecê-lo. O jantar ocorre em meio a especulações da costura de uma “saída honrosa” para a ministra Daniela do Waguinho. O encontro está previsto para às 20h, a depender do andamento da pauta do dia na Câmara.
Articulação
A indicação de Daniela do Carneiro no Turismo ocorreu porque a deputada, junto com Waguinho, seu marido e prefeito de Belford Roxo (RJ), fez campanha para Lula na eleição de 2022. Dessa forma, sua indicação não atendeu às demandas do União Brasil na Câmara, que pressiona pela troca para oferecer ao governo a votação na Casa Baixa.
A permanência desagradou, além da bancada do União Brasil, parte da bancada governista na Câmara. As reclamações dão conta de dificuldades de liberação de emendas e cargos. Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Daniela conseguiu uma sobrevida no comando do Turismo. Lideranças governistas, porém, adiantam que nada está garantido.
Mais cedo, Daniela do Waguinho esteve na Câmara dos Deputados. Ela dise que não deixará de apoiar Lula caso deixe o ministério do Turismo, mas garantiu que a conversa ocorrida nesta terça com o presidente foi “positiva”.