Bancada do PSB sinaliza apoio à candidatura de Arthur Lira na Câmara
Maioria dos deputados se manifestou favorável ao apoio ao deputado do PP. Definição deve ocorrer na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PSB na Câmara sinalizou, em reunião nesta quarta-feira (9/12), apoio à candidatura do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), à presidência da Casa. Ao menos 18 dos 31 deputados d bancada indicaram apoio ao deputado do PP, que é o nome do Palácio do Planalto na disputa. A definição, todavia, será do Diretório Nacional da legenda, que deve deliberar sobre isso na próxima semana.
Os parlamentares decidiram que vão formalizar um documento de intenções em relação às pautas prioritárias – como meio ambiente, independência do legislativo e pautas de costumes – e apresentar a todos os potenciais candidatos. O líder da bancada, deputado Alessandro Molon (RJ, foto em destaque), e o deputado Danilo Cabral (PE) serão os responsáveis pela elaboração.
“Dois terços da bancada sinalizaram um indicativo com a intenção de apoiar Arthur Lira”, afirmou o deputado federal Felipe Carreras (PE), acrescentando que o candidato precisa assinar essa carta de intenções.
Há, todavia, resistência ao fato de que o apoio à Lira implica num apoio indireto ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), visto que o parlamantar do PP é o candidato do Palácio do Planalto.
Outros
Durante a oficialização da candidatura de Lira, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), afirmou que fechou acordo com o PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson (RJ).
Agora, o grupo volta à ofensiva para conquistar o apoio do PSL, do deputado Luciano Bivar (PE), e o Republicanos, do deputado Marcos Pereira (SP).