Baleia tenta reverter dissidências do PSB em visita ao governador de PE
Paulo Câmara é o 1° vice-presidente nacional do partido, que conta com 30 deputados – e está rachado
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao racha na bancada do PSB, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, se reuniu, nesta terça-feira (26/1), com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), para tentar reverter o quadro a menos de uma semana da eleição, que ocorre em 1° de fevereiro.
“Viemos para estreitar as relações, dialogar e pedir voto. Afinal, estamos a menos de uma semana da eleição, e é uma eleição muito importante”, afirmou Baleia Rossi, ao chegar no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco.
Câmara é o 1° vice-presidente nacional do PSB, que tem 30 deputados federais. A ala pernambucana é a com maior ascendência no partido, e tem cinco parlamentares. Parte deles já se manifestaram contrário ao apoio ao emedebista.
Ao fim do encontro, o governador gravou um vídeo reiterando apoio ao emedebista. “Estamos satisfeitos com o que ele disse aqui, o compromisso dele com a democracia, com as instituições, com estados e municípios, federalismo, e o nosso partido, o PSB, vai apoiar a candidatura de Baleia Rossi”, disse Câmara.
Participaram da reunião os deputados Luciano Bivar (PSL-PE), Raul Henry (MDB-PE), Tadeu Alencar (PSB), Wolney Queiroz (PDT-PE), Carlos Verás (PT-PE), Renildo Calheiros (PCdoB) e Milton Coelho (PSB-PE), além da presidente nacional do PCdoB e vice-governadora, Luciana Santos. Além do líder do PV, Enrico Misasi (SP), do atual líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), e de Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que chegaram com Rossi.
O futuro líder do PSB, Danilo Cabral (PE), assinou manifesto no fim do ano, contrário ao apoio a Rossi, assim como Felipe Carreras (PE) e Julio Delgado (MG). O ex-deputado João Campos (PE), prefeito eleito do Recife, também era contra, mas, nos bastidores, Milton Coelho sinaliza ser favorável a Rossi.
Esta é a segunda vez que Baleia Rossi visita Câmara durante a campanha à presidência da Câmara. A primeira ocorreu em 23 de dezembro – dia em que foi anunciado candidato – ao lado do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
O adversário de Rossi, deputado Arthur Lira (PP-AL), também já realizou duas visitas a Paulo Câmara – em 7 de dezembro e 13 de janeiro. O candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro tem apostado nas dissidências de partidos do bloco de Rossi. O PSB é um deles.