Avante oficializa apoio à candidatura de Ciro Gomes à Presidência
É o primeiro partido a fechar coligação com o pedetista na corrida pelo Planalto
atualizado
Compartilhar notícia
O Avante, ex-PT do B, oficializou neste sábado (4/8) o apoio à candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República. É o primeiro partido a fechar coligação com o pedetista na corrida pelo Planalto. O anúncio foi feito pelo presidente do Avante, Luis Tibé, em convenção partidária realizada em Belo Horizonte. Ciro participou do evento.
Com a aliança, o Avante pode reivindicar a vaga de vice na chapa de Ciro. O deputado pernambucano Silvio Costa é um dos nomes cotados para concorrer ao lado do pedetista. Caso se confirme, seria um revés para o PDT. O partido queria um nome com penetração política nas regiões Sudeste e Sul.
O apoio do Avante vem após o pedetista sofrer negativas do Centrão e ver um regresso nas negociações com o PSB. Os socialistas firmaram um acordo eleitoral com o PT e deverá optar pela neutralidade em convenção marcada para este domingo (5).
No acerto com os petistas, o PSB rifou a candidatura de Márcio Lacerda ao governo de Minas Gerais em troca do apoio à reeleição de Fernando Pimentel. Já o PT se comprometeu a abraçar a permanência de Paulo Câmara (PSB) em Pernambuco, em detrimento da candidatura da vereadora Marília Arraes.
O Centrão (formado por PP, DEM, PR, PRB e Solidariedade) vai apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB). A vice do tucano virá deste grupo. A senadora Ana Amélia (PP-RS) vai compor a chapa ao lado dele.