Autoridades começam a chegar ao Congresso para a posse de Lula
Após o desfile no Rolls-Royce, Lula será recepcionado por Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para a sessão solene de compromisso constitucional
atualizado
Compartilhar notícia
Autoridades internacionais e chefes do poder Legislativo chegaram ao Congresso Nacional neste domingo (1º/1) para a primeira parte da longa cerimônia de posse Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como 39º presidente da República. O petista venceu o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), por 50,9% dos votos no segundo turno.
Por volta de 13h20, aliados de Lula e figuras conhecidas no mundo político começaram a chegar à Casa. Líder do governo na Câmara, José Guimarães foi um dos primeiros a chegar. Em seguida, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital; a senadora Soraya Thronicke; e a deputada federal Maria do Rosário, entre outros.
O senadores Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Jean Paul Prates, futuro presidente da Petrobras, e Benedita da Silva também compareceram em seguida. A ex-presidente Dilma Rousseff também chegou e entrou rapidamente. Em seguida os ministros nomeados para a Agricultura e Igualdade Racial, Carlos Favaro e Anielle Franco.
Veja vídeos das chegadas dos parlamentares:
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, chegaram por volta das 14h20. Ao menos cinco dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também participam da posse de Lula.
Por volta das 13h30, Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes chegaram ao Congresso Nacional para aguardar o evento de posse. Chefe do Poder Judiciário, a ministra Rosa Weber tem obrigação formal de participar e confirmou presença. Dias Toffoli e Gilmar Mendes também estarão no local, onde ocorre a solenidade.
Presença internacional
Pelo menos 48 chefes de Estado internacionais e seus representantes estão no Congresso Nacional para participar da solenidade de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), neste domingo (1º/1).
Entre eles, os presidentes sul-americanos Gabriel Boric, do Chile, Alberto Fernández, da Argentina e Gustavo Petro, da Colômbia. O rei da Espanha, Felipe VI, e o líder de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também estão no local. Já o vice-presidente da China, Wang Qishan, irá diretamente para o Palácio do Planalto.
O ex-presidente do Uruguai José Mujica também acompanha a posse do presidente eleito. Mujica foi convidado para integrar a comitiva oficial do atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou. O ex-presidente Julio María Sanguinetti também deve acompanhar a cerimônia.
Confira o cronograma
- Início do Festival do Futuro – 11h
- Chegada dos convidados (chefes de estado) ao Congresso Nacional – 13h45
- Chegada de Lula e Alckmin à Catedral Metropolitana – 14h20
- Desfile e cortejo presidencial em carro aberto – 14h30
- Recepção de Lula e Alckmin no Congresso Nacional – 14h40
- Sessão solene de posse – 15h