metropoles.com

Auditores criticam aprovação de autofiscalização do agronegócio

Entidade representativa do setor criticou aprovação da Lei do Autocontrole no Senado. Medida flexibiliza fiscalização no ramo agropecuário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
O senador Luis Carlos Heinze no senado
1 de 1 O senador Luis Carlos Heinze no senado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Comissão de Agricultura do Senado Federal (CRA) aprovou, nesta quinta-feira (23/6), o Projeto de Lei 1293/2021, conhecido como “Lei do Autocontrole”. A proposta busca flexibilizar a fiscalização no setor agropecuário pelo Ministério da Agricultura (Mapa) através de programas de autocontrole a serem adotados pelas empresas do ramo.

A matéria foi relatada no colegiado pelo senador Luís Carlos Heinze (PP-RS), que apresentou parecer favorável ao texto e rejeitou emendas sugeridas por membros da comissão.

Horas após a aprovação, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA) emitiu nota criticando a proposta e revelando estar em contato com senadores contrários ao projeto para entrar com recurso e levar a matéria ao plenário da Casa.

Isso porque a proposta tem caráter terminativo. Ou seja, não precisa passar pelo crivo dos demais senadores da Casa, basta o parecer do colegiado responsável por deliberar sobre o tema. Para conseguir levar o texto ao plenário, é necessário que haja o apoio de, pelo menos, nove senadores.

A entidade defende que, além do julgamento em plenário, o projeto seja submetido à análise de outras comissões, como de Constituição e Justiça (CCJ), e Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

“A sociedade precisa ser envolvida nesse debate, que sequer existiu com esse público, nesse curto período de tramitação do projeto”, justifica Janus Pablo, presidente do ANFFA. O representante da entidade promete “atuar ativamente” para prorrogar a tramitação da proposta. “Vamos até a última instância, combatendo a aprovação desse projeto”, assegura.

Para a ANFFA, o PL permitirá a concessão automática de registro para produtos com padrões normatizados e a possibilidade de contratação de especialistas externos para avaliar esses casos, oferece riscos à segurança alimentar do país, ao delegar a terceiros a auditoria e a fiscalização, inerentes à carreira, função do Estado.

“Estamos falando de hormônios, de antimicrobianos, de antiparasitários que deixam resíduos nas carnes, ovos, leite e outros alimentos que consumimos. É uma porta aberta para a terceirização de nossas atividades. É no mínimo um avanço sobre as competências das carreiras que compõem o Mapa, para não falar em usurpação”, critica Pablo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?