metropoles.com

Audiovisual: obras LGBT atacadas por Bolsonaro perdem edital

Chamada pública vai distribuir R$ 68,95 milhões a 79 projetos pelo país. Na época, críticas do presidente levaram à queda de secretário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
afronte
1 de 1 afronte - Foto: Divulgação

A Comissão de Seleção Nacional de um edital para financiar obras audiovisuais destinadas à televisão divulgou nesta terça-feira (21/01/2020) o resultado de uma chamada pública sem os quatro projetos atacados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no ano passado. Foram alvos dele “Afronte” (foto em destaque), “Religare queer”, “Sexo reverso” e “Transversais”, todos de temática LGBT.

Outras obras foram, contudo, selecionadas nas categorias “Diversidade de Gênero” e “Sexualidade”.

Este edital chegou a ser suspenso pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, mas teve que ser mantido por decisão judicial. A polêmica levou o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPFRJ) a ingressar com uma ação civil pública contra o auxiliar de Bolsonaro, por improbidade administrativa.

Na época, o presidente da República disse que “degolaria todo mundo” na Ancine caso eles não tivessem mandato e comemorou ter “conseguido abortar essa missão”. Por causa do embate envolvendo o edital, o então secretário especial de Cultura, Henrique Pires, renunciou ao cargo, depois de afirmar que “preferia cair fora a bater palma pra censura”.

Edital
Participaram da seleção representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine); da Secretaria de Audiovisual da Secretaria especial de Cultura; da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Associação Brasileira de Canais Comunitário (ABCCOM) e da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

No total, serão distribuídos R$ 68,95 milhões a 79 projetos pelo país, distribuídos pelas cinco regiões. Os recursos vêm do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pela Ancine.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?