metropoles.com

Áudio mostra Dallagnol comemorando decisão contra Lula

Essa é a primeira mensagem de voz divulgada pelo site The Intercept. Na conversa, o procurador pede silêncio de colegas sobre liminar do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Deltan Dallagnol
1 de 1 Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um áudio mostra o coordenador da Lava Jato em Curitiba (PR), Deltan Dallagnol, comunicando a outros procuradores da força-tarefa sobre liminar do ministro Luiz Fux que derrubou decisão de Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença liberava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conceder entrevista. Na mensagem de voz, Dallagnol pede aos integrantes da operação que não divulguem a decisão do magistrado para impedir a defesa do petista de entrar com recurso.

“Não vamos alardear isso aí, para evitar a divulgação enquanto for possível”, orientou o coordenador da Lava Jato. E seguiu: “Porque, quanto antes divulgar isso, vai ter recurso do outro lado ou vai para plenário. O pessoal pediu para não comentar e evitar recurso de quem tem uma posição contrária a nossa”, disse. “Mas a notícia é boa, para começar bem o final de semana.”

Ouça o áudio:

Nas conversas divulgadas nesta terça-feira (09/07/2019), pelo site The Intercept Brasil, os procuradores imediatamente se movimentaram, debatendo estratégias para evitar que Lula pudesse falar. Para a procuradora Laura Tessler, o direito do ex-presidente era uma “piada” e “revoltante”. Ela classificou nos chats como “um verdadeiro circo” a permissão dada ao petista. Outra procuradora, Isabel Groba, respondeu: “Mafiosos!”.

“In Fux we trust”
Três dias após a primeira leva de mensagens, o site The Intercept revelou, em programa da rádio BandNews FM, novo conteúdo que envolveria a Operação Lava Jato. Além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do coordenador da força-tarefa em Curitiba (PR), Deltan Dallagnol, o ministro Luiz Fux também aparece na conversa vazada.

No diálogo, Dallagnol encaminha para o ex-juiz Sergio Moro mensagens que mandou para um grupo de procuradores da Lava Jato. Deltan relata conversa supostamente tida com Fux, na qual o ministro da Suprema Corte teria dado apoio à operação depois de uma “queda de braço” entre Moro e o também ministro do STF Teori Zavascki – à época, Teori era o relator da Lava Jato no STF.

Em resposta, segundo a reportagem, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou: “Excelente. In Fux we trust”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?