metropoles.com

Ato pró-Bolsonaro tem carreata, cartazes e apoiadores sem máscaras

Acompanhado de ministros, o chefe do Executivo desceu a rampa do Planalto e cumprimentou manifestantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
WhatsApp-Image-2020-05-17-at-11.38.30-1
1 de 1 WhatsApp-Image-2020-05-17-at-11.38.30-1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), realizam ato pró-governo neste domingo (17/05), na Esplanada dos Ministérios. O evento reuniu manifestantes sem máscaras, cartazes em defesa ao governo federal e até uma carreata, que gerou trânsito no caminho ao Palácio do Planalto.

Devido ao engarrafamento, os participantes do ato pararam os carros nos estacionamentos dos ministérios e seguiram a pé até a Praça dos Três Poderes. O protesto gerou, mais uma vez, aglomeração em meio à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com dados da Polícia Militar, havia aproximadamente 20 mil manifestantes no ato. A PM, entretanto, não revelou qual o método de contagem utilizou para chegar a esse número. De acordo com as imagens transmitidas pelas televisões, os apoiadores sequer ocuparam toda a Praça dos Três Poderes.

Bolsonaro deixou o Palácio do Alvorada e seguiu ao Planalto para acompanhar a manifestação. Acompanhado de ministros e de dois dos seus filhos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), o presidente da República desceu a rampa do palácio, estendeu uma bandeira do Brasil e cumprimentou manifestantes.

Diferentemente das outras ocasiões, e após a abertura de processos para apurar atos contra a democracia, manifestantes carregaram menos faixas pedindo intervenção militar, nem o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional. Vestidos com blusas verde-amarelo e bandeiras do Brasil, eles pedem aos adversários para deixar o governo Bolsonaro “em paz”.

Unidade do governo
De máscara, o chefe do Executivo levantou o braço dos ministros e acenou aos apoiadores, em um gesto interpretado como de unidade do governo, após o ministro da Saúde, Nelson Teich, pedir demissão. Participam do ato Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Onyx Lorenzoni (Cidadania).

11 imagens
1 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
11 de 11

Bruna Aidar/Metrópoles

Além deles, Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Tereza Cristina (Agricultura), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Abraham Weintraub (Educação), André Mendonça (Justiça) e Jorge Oliveira (Secretaria Geral).

O presidente da República não discursou aos apoiadores, mas falou em transmissão ao vivo feita em suas redes sociais. Bolsonaro comemorou o protesto sem declarações contrárias às instituições democráticas e ressaltou “lealdade absoluta” ao povo brasileiro, que é responsável por “ditar nossas normas”.

“Não há nenhuma faixa, nenhuma bandeira que atente contra a Constituição e contra o estado democrático brasileiro. Estão de parabéns, tenho certeza”, disse Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?