metropoles.com

Atirador havia processado a prefeitura de Itumbiara (GO)

Gilberto Ferreira do Amaral, autor dos disparos do atentado no interior do Goiás, era funcionário da prefeitura, já havia movido ação trabalhista requerendo o pagamento de horas extras. A justiça determinou o pagamento de R$12 mil que ainda não havia sido pago

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WhatsApp/Reprodução
itumbiara
1 de 1 itumbiara - Foto: WhatsApp/Reprodução

O homem que alvejou e matou o candidato a prefeito de Itumbiara (GO), José Gomes da Rocha (PTB), e o cabo da Polícia Militar Vanilson João Pereira, durante a carreata do candidato, na quarta-feira (28/9) havia processado a prefeitura numa ação trabalhista. Gilberto Ferreira do Amaral, autor dos disparos que atingiram também o vice-governador de Goiás, José Elilton Junior, e o advogado da prefeitura local, Célio Resende, era funcionário da prefeitura havia 17 anos e reclamava o pagamento de horas extras no período de 2009 e 2013. Nesse período, José Gomes era prefeito da cidade e teria se negado a fazer acordo para encerrar a ação trabalhista.

A Prefeitura acabou perdendo a ação e foi condenada a pagar cerca de R$ 12 mil, mas vinha protelando o pagamento, o que levou o Tribunal de Justiça de Goiás a bloquear as verbas do município. Amaral não estava satisfeito com o valor que iria embolsar. De acordo com funcionários da prefeitura, ele também reclamou pelo não recebimento por supostos serviços prestados ao ex-prefeito como motorista em campanhas políticas anteriores. Amaral foi admitido em 1998 na função de pedreiro, mas passou a trabalhar como motorista.

O Ministério Público de Goiás, que acompanha as investigações, não descarta crime político. De acordo com o promotor Clayton Korb Jarczewki, o alvo do criminoso era o ex-prefeito e as outras pessoas foram atingidas porque estavam próximas dele. Segundo ele, por ter manifestado descontentamento com a vítima, o servidor pode ter sido induzido por outras pessoas a praticar o crime. A Polícia Civil já ouviu familiares e pessoas próximas de Amaral, entre eles, um irmão e um sobrinho do atirador, mas não divulgou os depoimentos.

O assassino era considerado um homem pacífico. No passado, Amaral teve relação mais próxima com o ex-prefeito. José Gomes também foi dirigente e era apoiador do Itumbiara Esporte Clube, o principal time de futebol da cidade. O time foi campeão estadual goiano em 2008 e disputou a Copa do Brasil em 2009, jogando contra o Corinthians na partida que marcou o retorno de Ronaldo Fenômeno aos gramados brasileiros, após vários anos no futebol europeu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?