metropoles.com

Até julho, vacinaremos metade dos brasileiros, afirma Onyx Lorenzoni

Previsão do ministro é de que o Brasil se torne, até a metade do ano, o quarto país do mundo em número de vacinas aplicadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni (PL-RS) foi um ministro coringa de Bolsonaro, tendo comandado a Casa Civil, o Ministério da Cidadania, a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e da Previdência
1 de 1 Onyx Lorenzoni (PL-RS) foi um ministro coringa de Bolsonaro, tendo comandado a Casa Civil, o Ministério da Cidadania, a Secretaria-Geral da Presidência e o Ministério do Trabalho e da Previdência - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em entrevista nesta quinta-feira (15/4), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, indicou que o Brasil deve vacinar cerca de metade dos brasileiros contra a Covid-19 até julho de 2021.

“Na nossa projeção, nós devemos até julho chegar bem próximo da metade da população brasileira [vacinada]. No início do segundo semestre, a expectativa e a esperança que a gente tem é ter chegado a 50% mais um, que é a tal imunidade de rebanho e que vai dar ao Brasil uma condição invejável”, afirmou à CNN Brasil.

De acordo com o ministro, o Brasil será o quarto país do mundo em número de vacinas aplicadas, ficando atrás apenas da China, da Índia e dos Estados Unidos, que têm população maior. “No ritmo que nós vamos, nós devemos chegar bem perto, no fim do mês de julho, de metade da população brasileira, o que seria um número excepcional”, afirmou.

“Ainda tem em um gap entre a nossa distribuição e a vacinação”, continuou ele, citando descompasso entre a entrega de imunizantes e a efetiva aplicação das doses.

Ao comentar a aquisição de vacinas pelo Brasil, Onyx reforçou que o contrato da farmacêutica Pfizer, fornecedora de vacinas contra a Covid-19, é “leonino”. A classificação já havia sido feita pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

Tratamento precoce

Onyx também defendeu os medicamentos sem eficácia comprovada propagados por integrantes do governo federal, o chamado tratamento precoce, que não é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele reclamou da politização em torno do assunto e defendeu a autonomia médica para receitar tratamento.

“O médico livremente decide com o paciente. Uma parte da imprensa brasileira faz canalhice com a vida dos outros, combate o que não conhece”, disse.

3 imagens
Em 26 de março de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou uma caixa do medicamento Reuquinol para a reunião com os líderes do G20, que tratou da crise global da pandemia do novo coronavírus
Nos anos anteriores, o HFA não recebeu sequer uma unidade do medicamento
1 de 3

Bolsonaro apresenta caixas de cloroquina a apoiadores e à imprensa, em abril de 2020

Raphael Veleda/Metrópoles
2 de 3

Em 26 de março de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) levou uma caixa do medicamento Reuquinol para a reunião com os líderes do G20, que tratou da crise global da pandemia do novo coronavírus

Marcos Corrêa/PR
3 de 3

Nos anos anteriores, o HFA não recebeu sequer uma unidade do medicamento

Samir Jana/Hindustan Times/Getty Images
Eleições 2022

Onyx disse ser claro que o PT vai ser o principal adversário de Bolsonaro no pleito de 2022, quando o mandatário deve disputar a reeleição. Segundo ele, só resta saber se o candidato será Lula ou Fernando Haddad.

“Qualquer um dos dois vai perder a eleição. E se for o Lula, vai sofrer a maior derrota da vida dele”, considerou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?