Assessor de Bolsonaro faz piada gordofóbica com Joice Hasselmann
Filipe Martins, assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, atacou a deputada com postagem relacionando seu peso a perfis falsos
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) está sendo vítima de uma forte onda de ataques virtuais nesta terça-feira (28/04), após a divulgação de áudios em que pede para interlocutor desconhecido a criação de “vários perfis” em redes sociais. Boa parte dos insultos dirigidos à parlamentar tentam desqualificá-la por causa do peso, em xingamentos gordofóbicos. A maioria dos ataques dese tipo parte de perfis anônimos, mas um assessor próximo ao presidente Jair Bolsonaro resolveu usar suas redes sociais com esse propósito. E ganhou o apoio de outros bolsonaristas famosos.
Veja a postagem do assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe Martins:
Vai ver a pessoa pediu para criarem vários perfis porque ela tinha engordado tanto que não estava mais cabendo em um perfil só.
— Filipe G. Martins (@filgmartin) April 28, 2020
Apesar de Martins não ter citado diretamente o nome de Joice, a relação é direta, porque o dia da militância bolsonarista está sendo dedicado a atacar a ex-aliada, que foi a líder do governo Bolsonaro no Congresso em boa parte do primeiro ano da gestão.
Nos comentários, outros bolsonaristas influentes riram da piada gordofóbica. É o caso da também deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e do comunicador Bernardo Küster. Veja:
Entenda o caso
Após o presidente Jair Bolsonaro dizer no início da semana que tinha conhecimento de um áudio de uma “deputada de São Paulo, da nova esquerda” falando sobre a criação de perfis fake, a gravação veio à tona nesta terça.
No arquivo, Joice, que admitiu a veracidade do áudio, diz: “Acabei de chegar em São Paulo, cheguei há pouco para algumas entrevistas, mas podia falar com a turma aí para fazer vários perfis e entrar de sola no Twitter especialmente, Instagram, porque eles estão botando todas as milícias lá e os robôs em cima de mim”. Ouça aqui.
“Impressionada com a elegância desse governo. Filipe Martins, assessor de assuntos aleatórios da inutilidade governamental, realmente merece estar onde está. Um lixo de homem mas adequado para o governo”, escreveu ela, antes de fazer também uma provocação ao assessor da presidência: “Pergunta: você continua enganando senhoras para ganhar ternos de marca?”.