metropoles.com

Às vésperas de reunião do Copom, Haddad almoça com Campos Neto

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reuniram-se antes de Copom decidir sobre juros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Edilson Rodrigues/Agência Senado
roberto-campos-neto-fernando-haddad
1 de 1 roberto-campos-neto-fernando-haddad - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Na segunda-feira (19/6), às vésperas do início da quarta reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, almoçou com o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto. O encontro ocorreu em um restaurante em Brasília, e não constava na agenda oficial das autoridades, que foi atualizada posteriormente.

O Metrópoles apurou que o ministro da Fazenda está cada vez mais incomodado com a falta de sinalização de Campos Neto sobre a possibilidade de queda dos juros.

Nesta terça (20/6) e quarta-feira (21/6), o Copom se reúne para definir a taxa básica de juros da economia, a Selic. A expectativa é que a taxa seja mantida em 13,75% ao ano.

O mercado espera que o primeiro corte na Selic só venha em agosto. Analistas do mercado financeiro consultados pelo BC no Relatório Focus divulgado nesta semana projetam que a Selic vai terminar 2023 em 12,25% ao ano. O último boletim focus trouxe uma redução na estimativa de inflação para este ano, de 5,42% para 5,12%.

Pouco antes de seguir para o almoço, o ministro foi perguntado por jornalistas sobre a previsão do mercado de corte da Selic em agosto.

Haddad respondeu: “Para mim, deveria ter sido em março”. Em seguida, completou: “Vamos ver, vamos aguardar”.

Haddad tem feito coro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a redução da Selic. Também na segunda, o petista disse que a taxa “precisa baixar” e “não tem explicação”.

Além disso, o governo entende que os indicadores mostram um horizonte melhor para a economia, com o texto do novo marco fiscal prestes a ser votado no Senado, avanço do PIB, aumento da entrada de recursos estrangeiros.

A equipe econômica argumenta que os números positivos têm relação com as medidas adotadas desde o início do ano pela equipe econômica.

O titular da Fazenda tem relação cordial com o presidente do BC e os dois se reúnem com certa frequência. Segundo levantamento das agendas de Haddad feita por Metrópoles, os dois já tiveram seis reuniões entre janeiro e meados de junho. O almoço desta segunda é o sétimo encontro entre eles.

2 imagens
Fernando Haddad
1 de 2

Roberto Campos Neto e Fernando Haddad

Edilson Rodrigues/Agência Senado
2 de 2

Fernando Haddad

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Copom volta a se reunir nesta semana

Na última reunião do Copom, em maio, a Selic foi mantida em 13,75% ao ano. O colegiado volta a se reunir nesta semana para definir a taxa de juros. A maioria dos analistas aposta na manutenção da Selic no patamar atual, mas projeta o início da queda dos juros a partir de agosto.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional e serve de referência para as demais taxas da economia.

Quando a Selic está alta, os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito também ficam mais altos, o que desestimula o consumo e favorece a queda da inflação. Por outro lado, quando a Selic baixa, tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessas operações ficam menores, estimulando o consumo.

8 imagens
1 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
2 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
3 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
4 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
5 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
6 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
7 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
8 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?