metropoles.com

Artigo em jornal americano pede impeachment de Bolsonaro

A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado enfatiza atitudes do presidente em meio à pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro em coletiva
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro em coletiva - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Artigo publicado no jornal americano The Washington Post argumenta que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou o Brasil em uma “profunda crise” em meio à pandemia do novo coronavírus e que, por isso, ele deveria sofrer impeachment.

O texto, escrito pela antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade de Bath, foi publicado na noite desse domingo (29/03).

“Enquanto o novo coronavírus se espalha no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro demonstrou uma incapacidade alarmante de governar o país, minando a pandemia e os esforços para proteger e salvar vidas. E como resultado do comportamento irresponsável e divisivo, ele jogou o Brasil em uma profunda crise. Ele deve ser removido do cargo”, assinala Rosana.

A autora enumera uma série de atitudes praticadas pelo presidente durante os últimos dias que procuram justificar esse “comportamento irresponsável” do mandatário da República.

É o caso das manifestações do último dia 15 de março, quando Bolsonaro saiu do Palácio do Planalto para cumprimentar dezenas de manifestantes que pediam, entre outras coisas, a derrubada do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Nos últimos dias, Bolsonaro contradiz seus próprios especialistas em saúde, chamando o autoisolamento de ‘confinamento em massa’ e a Covid-19 como ‘gripezinha'”, complementa Rosana.

Por fim, a antropóloga convoca os líderes políticos a avançar e votar o impeachment do presidente brasileiro. Com uma “profunda articulação”, ela vê a necessidade também de uma “transição cuidadosamente planejada”.

“O impeachment pode ser um processo político e jurídico difícil. (Os brasileiros há muito tempo viveram um processo politizado e injusto contra Dilma Rousseff, que chegou a um golpe.) Mas o caso contra Bolsonaro é à prova de balas. Hoje, ele representa uma ameaça existencial”, pontua.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?