metropoles.com

Articulação de Maia prevê PRB na 1ª e PSL na 2ª vice da Mesa Diretora

O PSL, de Jair Bolsonaro, também deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Frazão/Agência Brasil
ministro marcos pereira
1 de 1 ministro marcos pereira - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A articulação do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para garantir ao deputado a reeleição como presidente da Câmara prevê que a primeira vice-presidência da Mesa Diretora fique com o presidente nacional do PRB e deputado eleito, Marcos Pereira (PRB-SP). A segunda vice, pelos acordos atuais, deve ficar com o PSL, provavelmente com o deputado eleito e presidente nacional da legenda, Luciano Bivar (PSL-PE).

Além da segunda vice, o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para o PRB, ficou prometida alguma outra comissão na próxima legislatura.

Até o momento, o PSL é o principal aliado de Maia na campanha para a presidência da Câmara. O PSD, que também declarou apoio ao democrata, tem 34 deputados eleitos e o PRB, 30.

Segundo o presidente do PSD no Distrito Federal, deputado Rogério Rosso, a sigla respeitará o critério de proporcionalidade dos partidos na Casa. Assim, como o partido é a quarta maior bancada na Câmara, deve garantir o comando da 2ª secretaria, caso mantidos os atuais critérios de distribuição de cargos e comissões.

“Como formou-se um blocão, respeitaremos o critério atual, da proporcionalidade, ficando com a 2ª secretaria e sem outras demandas”, afirmou Rosso. O setor é responsável por estágios, concessão de medalhas de mérito legislativo, premiações e emissão de passaporte diplomático aos parlamentares.

O PSDB já definiu que vai oficializar o apoio a Rodrigo Maia na eleição da Câmara. Os tucanos, que até a última legislatura tinham a quarta maior bancada da Câmara, com 49 deputados, passou para a nona posição, com 29 parlamentares.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?