Arthur Lira se reúne com lideranças para tratar da PEC da Transição
Após conversas com Lula na semana passada, presidente da Câmara se reúne com lideranças do Congresso às vésperas da votação da PEC
atualizado
Compartilhar notícia
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, se reúne na manhã desta segunda-feira (5/12) com lideranças da Câmara e do Senado para tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição que deverá ser votada no Senado na quarta-feira. O encontro ocorre na residência oficial da Câmara, em Brasília.
A reunião conta com a presença dos presidentes do Senado, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão Mista do Orçamento (CMO), Rodrigo Pacheco (PSD/MG), Davi Alcolumbre (União-AP) e Celso Sabino (União-PA), respectivamente. O relator do orçamento, senador Marcelo Castro (MDB-PI), o deputado Elmar Nascimento (União-BA) e o Hugo Leal (PSD-MG). também estão presente.
Mais cedo, o senador petista Jaques Wagner (BA) também esteve na Residência Oficial.
Outros petista também estarão com Lira na Residência Oficial, como os deputados Reginaldo Lopes (MG), Paulo Pimenta (RS) e Aloisio Mercadante.
As negociações tratam da PEC que busca retirar do teto de gastos o Bolsa Família. A exceção ao teto pode chegar a R$ 200 bilhões por ano por quatro anos.
Devido ao valor e ao tempo de vigência que o governo eleito busca fora da regra fiscal, Lula teve que se reunir com Lira e Pacheco na semana passada no hotel onde está hospedado. Lindbergh Farias (PT), deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro, afirmou que as rodadas de conversas entre Lula e lideranças teriam “destravado tudo”.
“A chegada de Lula mudou tudo, destravou a PEC. Encerramos a semana com a tranquilidade de que a PEC [da Transição] será votada na próxima semana”, declarou Lindbergh à jornalistas no CCBB.