metropoles.com

Arthur Lira rebate Renan Calheiros: “Problema dele é psiquiátrico”

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira foi provocado pelo senador Renan Calheiros após acusação de calote feita por empresário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles
Planalto Renan Lira
1 de 1 Planalto Renan Lira - Foto: Hugo Barreto/Igo Estrela/Metrópoles

Rivais políticos em Alagoas, Renan Calheiros (MDB-AL) e Arthur Lira (PP-AL) travam nova disputa pelas redes sociais. O presidente da Câmara dos Deputados respondeu, na noite desta segunda-feira (29/5), às acusações feitas pelo senador e disse que o problema do emedebista é de ordem psiquiátrica.

“Já falei que o problema do senador Renan é psiquiátrico. Para ele será mais um processo na Justiça, e mais uma condenação”, disse Arthur Lira, ao Metrópoles. Ele foi acusado, num tweet de Renan Calheiros, de “caloteiro”. Além disso, uma denúncia de agressão contra a ex-mulher foi trazida novamente à tona.

Na publicação, Renan Calheiros compartilha as falas de um empresário ruralista chamado Ricardo Barreto Dantas. Ele acusa Arthur Lira de receber um cheque para a compra de gado, mas nunca ter entregue os animais. O presidente da Câmara negou e disse que a Justiça já reconheceu fraude nas alegações.

Renan, na publicação feita no seu Twitter, foi além e recuperou a acusação de violência doméstica feita pela ex-mulher de Arthur Lira. Em 2015, ele foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas a ex-companheira disse, em 2021, ter sido vítima de ameaças para mudar seu depoimento.

O senador foi além: escreveu que, enquanto presidente do Senado em 2006, aprovou a Lei Maria da Penha para punir “meliantes como ele”, se referindo a Lira.

Rivalidade

Lira e Renan não disputaram diretamente as eleições de 2018, mas travaram uma guerra indireta na eleição para o governo de Alagoas. O deputado apoiou Rodrigo Cunha (PP) e o senador, Paulo Dantas (MDB).

Espera-se que, nas eleições de 2026, Renan Calheiros e Arthur Lira disputem votos. Ambos devem concorrer ao Senado, com possibilidade de eleição para ambos. O próximo pleito terá duas vagas para senador em disputa.

A disputa alagoana, porém, também faz-se presente em Brasília. Como mostrou o colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, Arthur Lira pressionou a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para minar uma esperada participação de Renan Calheiros na CPI Mista sobre os atos golpistas de 8/1.

O objetivo de Lira era não permitir que Renan atraísse os holofotes para si novamente, como ocorreu com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O senador também age: recentemente, defendeu que o governo estava “desistindo” do presidente da Câmara, quando houve impasse sobre as MPs.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?